FCDL Notícias

Abertos às inovações, Centennials mudam a maneira como os lares consomem

Nascidos após 1997, quando a internet já era realidade e a economia caminhava
para a recuperação, os Centennials têm uma relação completamente diferente com
o consumo na comparação com as demais gerações. De acordo com o estudo

Centennials aos 21, elaborado pela Kantar, essa parcela da população já representa
32% da população brasileira, tornando-se uma potência econômica com influência
nos gastos e na fidelidade às marcas.

Assim como os Millennials, os Centennials exigem mais das marcas que escolhem:
estão voltados a um propósito, buscando razões que justifiquem suas apostas. São
impulsionados digitalmente e procuram constantemente por novas experiências.
Globalmente, 68% dos consumidores mais jovens (Centennials + Millenials) buscam
oportunidades para ter novas experiências em suas vidas, um total de 16 pontos
acima comparado a consumidores mais velhos.

E quando falamos de experiência, ela é diferente da que estamos acostumados. São
pop-ups stores, edições limitadas e conteúdos exclusivos que se destacam, com 56%
dos consumidores mais jovens afirmando que priorizam experiências acima das
posses materiais. Ou seja, as marcas terão de buscar novas oportunidades para
encontrar crescimento impulsionado pela experiência, muito diferente das suas
ofertas históricas de produtos.

Os Millenials lideraram a revolução da experiência, mas os Centennials a
impulsionarão ainda mais. Em meio ao mundo conectado, não diferenciam a vida
online da off-line e utilizam as redes sociais também como ferramenta de pesquisa
por melhores preços e locais para fazer suas compras. Antenados e exigentes, 77%
dos Centennials influenciam os gastos das famílias em alimentos e bebidas,
empregando 26% de seu próprio rendimento com essas categorias.

Em um olhar mais detalhado de como consomem os jovens que integram esse
grupo, análise da Kantar revela que os Centennials apostarão mais em canais
alternativos, e que vem crescendo nos últimos anos, como atacarejos, lojas de
desconto e o próprio e-commerce, do que nos canais tradicionais, que devem
enfrentar um cenário mais complexo no futuro.

Os reflexos da chegada dessa geração ao mercado já começam a ser sentidos.
Segundo a Kantar, houve um grande aumento nas marcas que oferecem serviços de
compras por meio de dispositivo móvel e de plataformas de redes sociais. Novas
tecnologias como “botões comprar” e pagamentos móveis têm tornado o comércio
eletrônico mais fácil entre os brasileiros. Os levantamentos Centennials aos 21 e
Wunderman apontam que 46% preferem pagar tudo usando o celular, contra uma
média global de 39%.

“Os Centennials consomem de uma maneira muito distinta das demais gerações.
Adeptos da experimentação e extremamente conectados, eles gastam e influenciam
todas as categorias compradas pelos domicílios, servindo de verdadeiros
influenciadores na hora do desembolso dos lares, fato que cria inúmeras
oportunidades e também muitos desafios para as marcas”, aponta Giovanna
Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.

Os dados são do Worldpanel FMCG que monitora os hábitos, comportamento de
compra e uso de consumidores e shoppers 360º em todo o Brasil. Centennials aos
21 da Kantar e Wunderman Commerce – Future Trends 2019.

Fonte: Newtrade

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais