FCDL Notícias

Amazon terá dificuldades para crescer no Brasil, diz CEO do Magazine Luiza

A gigante norte-americana de comércio eletrônico Amazon terá dificuldades para crescer no Brasil na mesma velocidade que tem feito em outros mercados, dadas algumas especificidades do país, disse nesta terça-feira o presidente-executivo do Magazine Luiza, Frederico Trajano.

“A Amazon terá dificuldades para crescer no Brasil pelo fato da realidade do país ser diferente do mercado no exterior”, afirmou Trajano, durante evento do Itaú Unibanco.

“Existem três jabuticabas brasileiras que são barreiras à atuação de empresas de e-commerce internacionais no Brasil: a infraestrutura logística, a estrutura tributária e o custo de capital”, acrescentou Trajano.

A Amazon se tornou em março a segunda empresa norte-americana na bolsa de maior valor de mercado, superando o Google, da Alphabet. As ações da gigante de comércio eletrônico subiram cerca de 80 por cento no último ano, na esteira de crescentes compras online e enquanto empresas transferem operações de computação para a nuvem, mercado que a Amazon lidera.

Recentes notícias de uma atuação mais intensa da Amazon no Brasil têm provocado forte volatilidade nas ações de empresas domésticas de varejo, inclusive do próprio Magazine Luiza.

Em março, a Reuters antecipou que a Amazon se reuniu com fabricantes de eletrônicos, perfumaria e outros produtos para negociar a compra direta de mercadorias e se encarregar da armazenagem e entrega delas no Brasil.

Para Trajano, no entanto, questões como logística devem criar desafios para o grupo norte-americano no país. “É uma realidade muito diferente das empresas que prosperam lá fora”, disse o executivo.

Fonte: Portal Exame

FCDL Notícias
  • Supermercadistas podem dobrar faturamento em dezembro

    Continue lendo Clique e leia
  • Serviços de localização transformam a experiência da loja física

    Continue lendo Clique e leia
  • Sustentabilidade e transformação digital são parte do futuro do Carrefour

    Continue lendo Clique e leia
  • Quatro em cada dez brasileiros pretendem abrir um negócio até 2020

    Continue lendo Clique e leia
  • Os grandes desejos do consumidor de hoje, segundo a TrendWatching

    Continue lendo Clique e leia
  • Laboratório de inovação do varejo atende 1,8 mil empresários em seis meses

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais