FCDL Notícias

As principais características de uma empresa resiliente

Além de acelerar diversas tendências de mercado, a pandemia também trouxe à tona alguns conceitos do mundo empresarial. Resiliência é um dos principais, já que trata da capacidade de manter o desempenho em meio a crises e desafios imprevistos. Ou seja, é a habilidade de navegar na incerteza.

No entanto, pode ser difícil explicar esse conceito na prática, já que a resiliência está associada a diversas características e práticas de um negócio. Por isso, uma pesquisa feita pela Kearney buscou identificar as características mais importantes de uma empresa para passar intacta por um período de crise ou de instabilidade, Em parceria com Fórum Econômico Mundial, foram entrevistadas mais de 500 companhias sobre resiliência em suas linhas de produção.

O resultado apresenta estas características como essenciais para ser resiliente e se preparar para futuros cada vez mais incertos:

Excelência do portfólio. Foco na disponibilidade do produto por meio do gerenciamento ativo de um gerenciamento bem realizado de portfólio.

Orientação para o cliente. Nível de diversidade e proximidade geográfica da demanda, disponibilizando o produto em locais próximos aos clientes.

Viabilidade financeira. Transparência na saúde financeira em toda a cadeia de valor da empresa.

Versatilidade go-to-market. Capacidade de atender às demandas dos clientes por meio de uma multiplicidade de canais para evitar que a interrupção temporária de um canal impeça a concretização de um negócio.

Flexibilidade logística. Visibilidade e flexibilidade em armazenamento e distribuição

Adaptabilidade no âmbito da fabricação. Redes de produção projetadas já com a resiliência em mente, ou seja, já pensando na possibilidade de eventuais imprevistos e desafios que causem problemas e gerem

Diversidade de fornecedores. Múltiplas e diversas fontes de abastecimento dos itens que são essenciais para o seu negócio.

Planejamento avançado. Capacidade de detectar rapidamente as mudanças na oferta e demanda e girar de forma adequada

Tomando esses conceitos como base, um negócio poderá garantir uma maior resiliência em momentos de crise e não se desesperar sempre que algo vai mal. Isso, no entanto, gera uma necessidade de capacitação, bem como de investimentos de recurso, que você precisa considerar que está disposto a bancar.

 

Fonte: Whow! Empreendedorismo

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais