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Aumento de faturamento depende de conhecer seus clientes

Como será possível conseguir um aumento de faturamento, mais clientes
fidelizados e campanhas mais efetivas se as mesmas ações continuarem a
ser praticadas?

Por esse motivo, é importante que os varejistas sempre estejam atentos
em relação a inovação e também sobre estratégias que ainda não utiliza.

No post de hoje vamos falar sobre uma prática que tem se tornado mais
comum no varejo atual, mas que pode ser considerada como um resgate
de uma prática bem antiga.

Estamos falando sobre conhecer os clientes e como isso pode aumentar a
receita da sua loja, confira!

Aumento de faturamento no varejo

Caso você pergunte para um varejista se ele deseja aumentar o
faturamento da loja dele, a resposta certamente será positiva.

Afinal, qual dono de loja não deseja atingir resultados melhores?

Porém, tornar isso uma realidade não é um trabalho dos mais simples.
Seria ótimo se existisse uma receita para o sucesso e para o aumento de
faturamento, mas ela ainda não existe.

O que não para de crescer são as dificuldades para conseguir melhor os
ganhos, principalmente por conta da grande concorrência.

Diante desse cenário, encontrar diferenciais relevantes e buscar entender
o consumidor aparecem como boas soluções.

O cliente é o mais ou um dos pontos mais importantes para todos os tipos
de empresa e ele precisa ser levado em consideração na hora de uma
tomada de decisão.

Então, nada mais justo do que saber quem eles são e o que gostam de
comprar para buscar formas de melhorar os resultados, não é mesmo?
Vamos entender um pouco de que forma conhecer o consumidor pode
contribuir para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa.

Por que conhecer o cliente?

Ter uma relação próxima com o cliente, saber quem ele é e suas
preferências não é lá uma novidade para o varejo.

Os donos de loja costumavam ter essas informações na ponta da língua há
alguns anos. Diante da alta concorrência e do alto número de clientes essa
foi uma prática que perdeu escalabilidade nos grandes mercados.

Mas, qual o motivo para isso ser feito antigamente e ser retomado
atualmente?

A busca por criar uma relação mais próxima com o consumidor. Com
um bom relacionamento entre empresa e cliente as chances de que ele
volte a comprar lá e seja recorrente são muito maiores.
De uma forma bem resumida esse é o grande benefício, mostrar para o
cliente que ele não é mais um no meio de vários consumidores.

Hoje esse trabalho é feito com a ajuda de soluções de CRM, a construção
de uma base de clientes com informações relevantes e a identificação das
compras.

Entender quem são os clientes possibilita que você ofereça uma
experiência de compra mais personalizada na sua loja.

Por exemplo, qual será a efetividade de você enviar uma campanha
promocional de churrasco para um cliente vegetariano?

Com essa ação você irá deixar claro que você não conhece os hábitos de
compra dele e terá gasto dinheiro em uma ação que não lhe trará retorno.

Além de o cliente não comprar, sua relação com ele ficará mais distante e
ele pode até mesmo buscar lojas que personalizem a comunicação e as
ações para os hábitos de compra dele.

No cenário inverso, oferecer uma campanha de churrasco para um cliente
que compra esse tipo de produto todo fim de semana pode ter um
resultado excepcional.

É nesse sentido que conhecer o cliente pode fazer toda a diferença no
aumento de faturamento da sua loja.

Aumentar o faturamento com dados do cliente

Criar ações segmentadas por hábitos de compra é um dos benefícios de
conhecer quem são os seus clientes.

Mas, trabalhar uma estratégia que parte do uso das informações dos
clientes pode ter diversos usos.

Utilizar esses dados nas negociações com os fornecedores é mais um
deles. Esse é um trabalho que pode aumentar ainda mais o ROI das suas
ações.
Além disso, clientes cadastrados costumam ter um ticket médio entre 60%
e 150% maior do que os consumidores não cadastrados.

Ter uma base de clientes mapeada aumenta o seu controle em relação a
gestão da loja como um todo. O aumento de faturamento e melhora no
desempenho são consequência de uma estratégia bem executada com
foco no cliente.

Muitas empresas já têm alcançado sucesso com essas práticas, confira aqui
alguns exemplos.

E na sua loja você já utiliza uma estratégia com base nos dados dos seus
clientes?

Se você ainda não iniciou esse trabalho e quer tirar mais dúvidas sobre
esse assunto antes de iniciar conte a Mercafacil.

Agende agora mesmo uma reunião com um de nossos consultores e
descubra você pode melhorar seus resultados rapidamente.

Fonte: Portal Gestão de Clientes

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