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Aumento nas vendas na Semana do Brasil deve consolidar data no varejo, dizem especialistas

Levantamento aponta crescimento nas compras online e em lojas físicas
no período de descontos de 6 a 15 de setembro

O impacto da Semana do Brasil nas vendas de setembro deve estimular os
varejistas a abraçar a data no calendário comercial dos próximos anos, de
acordo com especialistas do setor. O período promocional de 6 a 15 de
setembro foi idealizado pelo governo federal e teve adesão dos varejistas.

A Cielo, que mede dados de vendas feitas por cartões e QR Codes, utilizou
duas bases comparativas, sendo uma delas a média de dias regulares, que
excluem feriados, do primeiro semestre de 2019. A outra base considera o
mesmo período do ano passado. No primeiro caso, houve aumento de
7,9% das vendas, enquanto no segundo, a alta foi de 11,3%.

“Se olhar como vinha crescendo o varejo no conceito ano contra ano,
estava no patamar de 5%. Ou seja, teve uma aceleração do crescimento
do patamar de 5% para 11%”, disse Gabriel Mariotto, diretor de
Inteligência da Cielo e responsável pelo levantamento dos dados. “Na
minha avaliação, foi um bom resultado.”

Na base que compara a média de dias regulares, apenas no comércio
eletrônico houve aumento de 18,5%, mas Mariotto ressalta que
aproximadamente 90% das vendas foram feitas em lojas físicas.

Porém, segundo a FX Retail Analytics, o fluxo de consumidores nas lojas
físicas caiu 1,11% na Semana do Brasil na comperação com o mesmo
período compreendido no ano passado. A empresa monitora o
comportamento de consumidores por meio de sensores e câmeras
instalados nas entradas de lojas como O Boticário, Adidas, Centauro,
Hering, entre outras, e mediu queda de 5,28% nos fluxos das lojas de
calçados e de 2,06% nas de produtos de beleza. No segmento de
eletrônicos, porém, houve aumento de 5,87%.

De acordo com a sócia e diretora de marketing da FX Retail, Flavia Pini, o
aparente conflito entre o aumento das vendas nas lojas físicas e a queda
no fluxo de consumidores pode ser explicado pela “omnicanalidade”. “A
pessoa pode comprar pelo site e a compra sair daquela loja ou centro de
distribuição, mas não é ela quem vai buscar, necessariamente. O fluxo
diminui e as vendas aumentam”, disse.

Do ponto de vista do varejo digital, a Compre&Confie, que monitora
vendas reais de mais de 80% do varejo digital brasileiro, calculou
faturamento 30,3% maior durante a Semana do Brasil em relação ao
mesmo período de 2018, com o total chegando a R$ 2,2 bilhões.

O diretor executivo do Compre&Confie, André Dias, faz uma ressalva, no
entanto. “Apesar do aumento aparentemente expressivo nas vendas,
devemos nos atentar que o e-commerce já apresenta um crescimento
médio consistente de cerca de 20% em 2019, mesmo sem a data
comemorativa”, apontou.

Para ficar

Na opinião de Mariotto e Flavia, os resultados da primeira edição da
Semana do Brasil devem estimular as varejistas a repetir a data nos
próximos anos.

“Assim como a Black Friday hoje tem um tamanho bem maior no Brasil,
acho que tende a ser uma semana que, nos próximos anos, se bem
divulgada – e se as pessoas entenderem que de fato existe um desconto
consistente – é um evento que pode emplacar”, afirmou Flavia.

Para Mariotto, é necessário avaliar quanto a Semana do Brasil vai fazer
diminuir as vendas em outras datas comerciais. Já foi medido, por
exemplo, que a Black Friday diminui as vendas do Natal, mas o efeito
líquido foi positivo. “O ideal para o varejista é que a Semana do Brasil
tenha o mesmo efeito”, disse.

Fonte: Estadão – Economia & Negócios

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