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Autoatendimento em supermercado: entenda como funciona e seus benefícios

O autoatendimento em supermercado promete fazer parte do futuro dos brasileiros. Essa tendência tecnológica já é muito comum no exterior e no Brasil vem ganhando espaço a cada dia e caindo no gosto dos consumidores, que adoram se sentir independentes e antenados às novas tecnologias.

Também conhecido como self-checkout, o autoatendimento em supermercado permite que o consumidor realize todo o processo de compra sozinho, sem depender da ajuda de um funcionário. O próprio cliente realiza o registro, a pesagem e o pagamento dos produtos, ou seja, através do autoatendimento ele escaneia o código de barra do produto, faz a pesagem das frutas e legumes utilizando uma balança que é integrada ao sistema e realiza o pagamento através do cartão de crédito ou débito.

O autoatendimento em supermercado promete revolucionar a experiência de compra dos consumidores, além de oferecer diversos benefícios. Agora que você já entendeu como funciona esse modelo de atendimento que é super moderno e está em alta, chegou a hora de conhecer os benefícios que ele oferece. Confira.

1. Reduz as filas do caixa e o tempo de espera

Ninguém gosta de ir ao supermercado realizar as compras e na hora de realizar o pagamento se deparar com filas longas demoradas não é mesmo? O autoatendimento em supermercados soluciona esse problema e garante que a experiência de compra do consumidor não será prejudicada.

Conseguir realizar o pagamento das compras de forma rápida e sem transtornos é uma prioridade para os consumidores, principalmente para aqueles que desejam comprar poucos itens e não estão dispostos a esperar por longos períodos, muitos acabam até mesmo desistindo da compra quando se deparam com filas muito demoradas.

Com o self-checkout você não corre o risco de perder clientes, oferece a eles uma experiência diferenciada e maior comodidade, diminui o tempo de espera nas filas dos caixas tradicionais e ainda oferece autonomia e uma solução tecnológica para o seu cliente.

2. Acaba com as estações de pesagem

Principalmente na seção de hortifruti, é comum encontrarmos estações com balanças para realizar a pesagem de frutas, verduras e legumes. Muitos clientes, distraídos ou com pressa, acabam esquecendo de realizar a pesagem dos itens antes de irem para os caixas, o que acaba gerando transtornos e ainda mais demora para finalizar suas compras.

Isso acaba prejudicando a experiência de compra do cliente que esqueceu de fazer a pesagem e também dos demais consumidores que estão nas filas aguardando para serem atendidos. O autoatendimento em supermercado minimiza esse tipo de problema, pois possui uma balança de pesagem integrada, o que permite todas as frutas, verduras e legumes sejam pesados na hora do checkout.

3. Diminui os custos da empresa

Reduzir os custos operacionais é sempre importante para todos os tipos de negócios e muitas vezes um grande desafio. No caso dos supermercados, o autoatendimento, do contrário do que muitos pensam, pode sim diminuir os custos da empresa.

Adotar o self-checkout, é mais barato do que contratar novos funcionários para o seu supermercado, pois não precisa cumprir tantos processos burocráticos. Além disso, as máquinas de autoatendimento em supermercados são muito precisas, não cometem erros, não possuem limitações, não necessitam de treinamento e não precisam de operadores de caixa para operá-las. Basta ter uma pessoa disponível para monitorar as vendas e auxiliar os clientes caso hajam dúvidas. Dessa forma você reduz os custos com mão de obra e consegue expandir suas operações no ponto de venda.

4. Melhorar o aproveitamento do espaço

O autoatendimento em supermercados ocupa bem menos espaço do que os caixas tradicionais que ficam enfileirados. Portanto, fazendo a substituição você consegue otimizar a área do seu supermercado, implantar mais máquinas de self-checkout, atender mais clientes ao mesmo tempo, reduzir as filas e o tempo de espera, evitar problemas com a pesagem dos alimentos, e consequentemente diminuir o número de funcionários operando os caixas e direcioná-los a outras funções.

Além disso, para os mini mercados, que contam com um espaço menor e geralmente são limitados a 2 ou 3 caixas tradicionais, é uma excelente oportunidade para conseguir implantar mais caixas de checkout sem prejudicar o fluxo de pessoas, eles se adaptam perfeitamente a qualquer espaço. Apenas para você ter uma ideia mais real do que estamos falando, 4 caixas de autoatendimento ocupam o espaço de apenas 1 caixa de atendimento tradicional. Impressionante não é mesmo?

5. Oferece uma experiência incrível

Todo mundo gosta de estar por dentro das novas soluções tecnológicas oferecidas pelo mercado, e com os clientes do supermercado isso não é diferente. Você sabia que depois que o sistema de autoatendimento em supermercado foi implantado em alguns estabelecimentos aqui do Brasil, muitas pessoas quiseram realizar suas compras nesses locais apenas para vivenciar essa nova experiência de compra?

Por isso, é muito importante que o seu negócio esteja sempre antenado às novas tecnologias e preparado para oferecer a melhor experiência de compra para os seus clientes. Isso, com certeza, será um grande diferencial perante a concorrência e de muito valor para quando os clientes forem decidir onde irão realizar suas compras.

 

Fonte: ListenX

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