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Avós não economizam para os netos, mostra pesquisa gaúcha
Enquanto o Dia das Crianças não perde sua posição e importância no varejo para o
Dia dos Avós, o que já está previsto que aconteça em alguns anos, seguimos
acompanhando de perto o que os 60+ têm representado para o consumo. Depois de
cinco anos vivendo e entendendo diariamente o comportamento dos novos 60+, o
olhar não deixa passar mais nada. Nas pesquisas, a análise começa de trás para
frente no gráfico de faixa etária. Afinal, além de já responderem por 20% do
consumo familiar, os 60+ sempre trazem consigo agradáveis surpresas.
Durante este ano acompanhamos a expectativa de compra para o Dia das Mães e
Dia dos Namorados, onde os tickets de compra dos sêniores foram 26% e 65%
superiores, respectivamente, que o ticket médio geral. Os dados são da Vitamina
Pesquisas e CDL Porto Alegre. Os novos estudos mostram que os 60+ são bem mais
importantes para o varejo do que os empresários imaginam. Eis os dados
divulgados, por exemplo, no último Dia das Crianças.
Enquanto que o ticket geral foi de R$ 241,50, o valor que os 60+ deixaram nas lojas
foi de R$ 284,50, 18% maior que o ticket médio, conforme identificado pela
Vitamina Pesquisas e o CDL Porto Alegre. Já na pesquisa nacional realizada pelo SPC
Brasil com a CNDL, o ticket médio geral foi de R$ 186,92 e o dos clientes seniores
(55+) foi de R$ 208,60, ou seja, 12% maior que o ticket médio.
Repito o que escrevi neste espaço meses atrás: quando um cliente 60+ entrar na sua
loja, dê a atenção na medida certa. O varejista deve aplicar os conceitos do Aging in
Market no planejamento de vendas, estrutura da loja e a equipe de atendimento
deve reforçar os pontos para oferecer uma perfeita Customer eXperience 60+. A
recompensa virá na fidelidade, recomendações aos amigos e no valor da compra.
Fonte: Portal Amanhã