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Black friday 2019: maioria pretende comprar e gastar mais de r$ 1.000
Sem comprometer o 13º, brasileiros pretendem usar economias para
aproveitar ofertas do dia 29 de novembro
Uma pesquisa do Zoom, plataforma de comércio eletrônico, revela que a
Black Friday, está cada dia mais consolidada no Brasil. Dos 4.398
entrevistados, 95% pretendem comprar e 60% afirmam que gastarão mais
de R$ 1.000 este ano. Além disso, 90% não tiveram problemas com as
compras feitas em 2018, o que mostra o avanço da eficiência nas
operações das lojas em relação às edições anteriores do evento.
Embora as expectativas sejam positivas e haja expressiva melhoria da
percepção da data no Brasil, o cenário de instabilidade econômica está
deixando os brasileiros cada vez mais conscientes da necessidade de
pesquisar informações para decidirem o que comprarão no evento: 98%
afirmam que buscam informações e monitoram preços dos produtos que
desejam comprar na Black Friday. Os mais desejados para a data são:
eletrodomésticos (56%), eletrônicos (50%) e celulares (48,5%). Porém,
independente do produto almejado, a maioria (74%) afirma que o
principal fator para tomarem a decisão de compra é o preço.
Outro destaque da pesquisa do Zoom é que 66% estão pensando em
antecipar suas compras de Natal e 59% pouparam dinheiro ao longo do
ano, otimistas de que encontrarão boas oportunidades de compras no
evento. Isso porque, mais cautelosos, os consumidores preferem poupar o
13º salário ou usar o benefício para outras finalidades.
“Os resultados da pesquisa revelam que os consumidores estão cada vez
mais comprando consciente e, diante do amadurecimento da data, a
edição de 2019 tem tudo para ser uma ótima oportunidade para
economizar e para o varejo liquidar estoques”, comenta Thiago Flores,
CEO do Zoom. “A fórmula para ter um evento de sucesso é oferecer
descontos expressivos, investir em logística e infraestrutura, além de estar
preparado para atender o cliente da melhor forma possível,
proporcionando uma boa experiência de compra. São esses fatores que
foram determinantes para o evento ter entrado de vez no calendário de
compras do brasileiro”, finaliza.
Fonte: Revista Varejo Brasil