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Black Friday 2019: números comprovam o crescimento e a adesão dos consumidores

A Black Friday, conhecida mundialmente pelas promoções na internet, é
uma das datas comerciais mais aguardadas pelos consumidores e pelos
lojistas. No Brasil, a Black Friday teve início em 2010 e desde então vem
ganhando força a cada ano, sendo muito aguardada por quem quer
comprar e mais ainda por aqueles que querem vender online.

E os números não nos deixam mentir. Em 2010, o faturamento total da
Black Friday não passou de 3 milhões de reais. No ano seguinte, o
faturamento chegou aos 100 milhões, com um ticket médio de R$ 450,00
por compra.

Em 2015, o ticket médio dos pedidos da Black Friday não passou de R$
500,00. Já o faturamento superou todas as expectativas do mercado de e-
commerce, atingindo cerca de $1,5 bilhões de reais de faturamento em
meio à crise econômica do país.

Segundo o e-bit, em 2016, o brasileiro comprou em média R$ 653,00,
durante as 24 horas de ofertas e ao todo a data atingiu um faturamento
total de 1.9 bilhões. Já no ano seguinte, apesar do ticket médio ter sofrido
uma queda de R$ 91,00, o faturamento total da Black Friday chegou a 2,1
bilhões de reais.

Em 2018, a sexta-feira mais esperada do e-commerce, registrou um
crescimento de 23% no faturamento, atingindo cerca de 2,6 bilhões de
reais. E o valor do ticket médio também subiu, chegando na casa dos R$
608,00 por compra.

Ao longo das 9 edições da Black Friday, o mercado online passou por
várias transformações por isso é importante ficar atento às novas
tendências de consumo, são elas: compras por multicanais, uso de
aplicativos de grandes varejistas, além de pesquisas e sites com
comparativos de preços, como fator de decisão de compra.

Robinson Gregorato, CEO da agência digital Eficaz Consultoria e
especialista em e-commerce, está confiante para a Black Friday de 2019:
“Quando olhamos os números de faturamento dos anos anteriores,
constatamos que esse ano a Black Friday tem tudo para superar as
expectativas do mercado brasileiro. ”

E dá uma dica especial aos donos de lojas virtuais: “A Black Friday tem se
consolidado como a segunda melhor data comercial do Brasil, tanto para o
e-commerce, como também para o varejo, por isso, os donos de lojas
virtuais precisam estruturar toda a operação do e-commerce para
alcançar resultados positivos com a Black Friday ”.

Uma pesquisa do Google, em parceria com a Provokers, revelou que no
Brasil os consumidores acreditam que as ofertas da Black Friday se
estendem durante toda a semana da Black Friday.

Uma oportunidade para os lojistas online fisgarem os consumidores pelo
preço, atendimento, usabilidade da loja online e condições de pagamento,
antes e depois da data e faturar ainda mais!

Um dado divulgado na pesquisa do Google, em parceria com a Provokers,
revelou que a Black Friday desse ano promete ser inédita para o mercado
brasileiro. De acordo com a pesquisa, o número de consumidores que
pretendem comprar online na sexta feira de descontos de 2019, deverá se
igualar aos que pretendem comprar nas lojas físicas, consolidando a data,
que já era promissora para o e-commerce, como uma ótima oportunidade
de vendas também para o varejo.

Aí a importância de traçar uma estratégia para o seu e-commerce e se
preparar para fidelizar o cliente da Black Friday. Robinson Gregorato
destaca a importância de fornecer uma boa experiência de compra. “O
lojista precisa entender qual a verdadeira necessidade do cliente e
atender exatamente a expectativa dele. Ficar atento a usabilidade do site,
principalmente na questão de tempo de carregamento no mobile é um
fator decisivo de compra. Outro ponto importante é criar um
relacionamento com o cliente, oferecendo preços competitivos, opções de
fretes que se adequam às necessidades do cliente e uma experiência de
compra agradável do início ao fim. ”

Fonte: Exame.Com

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