FCDL Notícias

Brasileiro muda hábitos de consumo de bebidas alcoólicas

Pesquisa da agência de inteligência de mercado Mintel mostra que 44% dos brasileiros concordam que limitar o consumo de álcool faz parte da sua rotina de cuidados com a saúde. E ainda: 38% disseram estar gastando menos com bebidas alcoólicas. O estudo constatou também que 31% dos respondentes gostariam de encontrar mais opções de bebidas alcoólicas prontas para beber misturadas com bebidas sem álcool, como suco de frutas ou refrigerante.

Esse consumo mais moderado, influenciado pela adesão a hábitos saudáveis, traz desafios ao mercado. “Investir em bebidas alcoólicas mais saudáveis, com menos calorias e níveis mais baixos de açúcar, glúten e álcool, pode ser uma boa maneira de atrair consumidores interessados em viver um estilo de vida saudável.

Na França, por exemplo, uma conhecida marca de cidra lançou uma bebida produzida com 100% de maçãs francesas, sem glúten nem açúcar. A bebida recebeu a adição de vinho espumante com menos álcool e calorias do que o convencional”, analisa Ana Paula Gilsogamo, especialista em Alimentos e Bebidas da Mintel.

Ocasiões de Consumo

Para 58% das pessoas ouvidas pela Mintel, há o costume de consumir bebidas alcoólicas durante eventos sociais em casa. A segunda ocasião mais comum é para relaxar sozinho em caso, citada por 50% dos respondentes. Nessa ocasião, a cerveja internacional é a bebida que lidera a preferência, com 68% dos pesquisados associando seu consumo à ocasião.

Decisão de Compra

Sabor ainda é o principal fator na escolha da bebida, citado por 43% dos entrevistados. Preço baixo e marca conhecida são aspectos essenciais para 35% e 32% dos consumidores, respectivamente. Outro ponto importante é a recomendação de amigos ou mesmo bartenders, algo ainda mais valorizado pelo público mais jovem, com idade entre 18 e 24 anos.

“Há espaço para marcas conhecidas investirem em itens acessíveis, principalmente na expansão de fórmulas e linhas de produtos mais baratos. Assim, as empresas evitam que consumidores fiéis migrem para marcas mais baratas. Por outro lado, quando se trata de recomendações que influenciam a escolha, existe a oportunidade de fazer campanhas com bartenders, já que a pesquisa mostra que os consumidores valorizam suas sugestões.

Apresentar bartenders conhecidos em campanhas de marketing, com indicação de bebidas e sugestões para as melhores maneiras de consumi-las em diferentes ocasiões, pode ser uma boa oportunidade de investimento”, acredita Ana Paula Gilsogamo, da Mintel.

Fonte: Portal SM

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais