FCDL Notícias
Brasileiro prioriza tempo e gasto de energia em compras online, diz estudo
O consumidor brasileiro prioriza tempo e gasto de energia em compras pela internet, segundo
estudo da Kantar. De acordo com o levantamento, 74% dos brasileiros priorizam a economia
de energia durante a experiência no processo de compra online.
Tempo consumido no ato de compra e o dinheiro gasto aparecem como segundo e terceiro
aspecto da jornada, com 47% e 46% de respostas, respectivamente.
A análise feita em 14 países avaliou mais de 100 mil atos de compra de 27 mil compradores
online para avaliar a importância dos aspectos:
– Tempo: Quanto tempo o comprador tem para a compra?
– Dinheiro: Quanto dinheiro o comprador vai gastar na compra?
– Energia: Quanta energia física e emocional está envolvida na experiência? A energia pode ser
negativa ou positiva
Resultados
Brasileiros, por exemplo, tendem a valorizar mais energia e tempo quando compram alimentos
frescos pela internet. Já quando o assunto são remédios sem prescrição médica, o quanto
gastam em tempo e dinheiro são determinantes.
Com aparelhos eletrônicos, economizar é essencial, enquanto para serviços financeiros os
consumidores online não querem se estressar.
Essa nova perspectiva confirma que não há uma fórmula de sucesso única para crescer no
comércio eletrônico e que a complexidade do comportamento do consumidor e essas três
moedas devem guiar a ação de uma empresa.
“O estudo ressalta aos profissionais do e-commerce que aqueles que estão do outro lado da
tela não são apenas compradores ou consumidores, mas sim pessoas preenchendo alguma
necessidade. E que quando escolhem um canal de compra estão colocando na balança a
necessidade de economizar, ganhar tempo ou não se estressar. Ou seja, elas são o coração do
comércio eletrônico e, por isso, devem ser o centro de qualquer estratégia sólida por parte das
marcas”, afirma Luciana Piedemonte, diretora e líder de commerce da Kantar Brasil.
Fonte: Consumidor Moderno