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Brasileiros gastam R$ 661 a cada 3 meses com compras on-line
Novo estudo da Kantar IBOPE Media com consumidores brasileiros com acesso à
internet revelou que o brasileiro gasta, em média, R$ 661 com compras online. A
pesquisa “TG.Net” de 2019, que entrevistou 3 mil pessoas de 15 a 75 anos em
diversas regiões brasileiras, dividiu os consumidores brasileiros que compram pela
internet em dois perfis: os “empolgados” e os “conscientes”.
Os empolgados, que compram mais por impulso, são 19% do total de consumidores
e gastam, em média, R$ 1.083 com compras online a cada três meses. Eles
costumam clicar com mais frequência em anúncios na internet que a média: 57%
contra 49%.
Já os conscientes manifestam confiança e preferência por sites mais conhecidos e
populares e pesquisam mais antes de comprar alguma coisa. Correspondem a 19%
do total de consumidores e gastam, em média, R$ 646 a cada três meses.
Assim, os consumidores conscientes economizam ao refletir melhor antes de
comprar e ficam abaixo da média de gastos dos brasileiros, de R$ 661. O
smartphone e outros dispositivos móveis são a preferência para fazer compras pela
internet, em todos os grupos.
Os consumidores empolgados quanto os conscientes gastam mais no e-commerce
pelos dispositivos móveis, como celulares e tablets, do que em compras por
computadores e notebooks.
Entre os “empolgados”, a média de gastos foi cerca de R$ 721, em três meses, em
compras por celulares e tablets, e R$ 598 nos demais aparelhos. Entre os
“conscientes”, a média foi de R$637 em compras por aparelhos móveis e R$ 564 por
computadores e notebooks.
Investimentos
As marcas estão de olho no aumento da popularidade das compras online e estão
gastando mais com a publicidade digital. Em 2014, os investimentos em compra de
espaço publicitário para e-commerce somavam R$ 2,6 milhões. Em 2018, somaram
R$ 6,7 milhões.
Com o hábito de compra, os consumidores estão confiando mais no e-commerce.
Em 2014, 31% confiavam usar seu cartão de crédito em uma compra online. Agora,
são 41%.
Fonte: Varejo ESPM