FCDL Notícias

Cadastro positivo automático entra em vigor em um mês

A um mês da implantação definitiva do Cadastro Positivo automático em todo o
Brasil, a Associação Nacional dos Bureaus de crédito (ANBC) estreou campanha
nacional obrigatória de divulgação do banco de dados dos bons pagadores.

A campanha, a ser veiculada em TVs e rádios, ficará no ar por um mês até a data
oficial de inclusão automática de todos os consumidores brasileiros no Cadastro
Positivo. O intuito da divulgação é mostrar para que serve o banco de dados e
esclarecer a possibilidade de excluir qualquer nome de forma gratuita.

Sancionada em abril, a lei do novo Cadastro Positivo determina que todos os
consumidores brasileiros que possuem CPF ativo e empresas inscritas no CNPJ
passem a fazer parte automaticamente do banco de dados.

Com essas informações será composto o score de crédito do consumidor, ou seja,
uma nota determinada a partir da análise estatística dos hábitos de pagamento, do
relacionamento com o mercado e dos dados cadastrais. Esse score ficará visível para
empresas que concedem crédito, algo que, de acordo com o BC, tem potencial de
reduzir os juros desse tipo de operação ao criar relações mais transparentes entre
credor e tomador.

No histórico de pagamentos ou na composição do score não serão incluídos
elementos relacionados à origem social, etnia, saúde, informações genéticas, sexo e
convicções políticas, religiosas e filosóficas.

O consumidor pode acessar seu histórico de pagamentos gratuitamente pela
internet em sua área logada no site do SPC Brasil ou por telefone, por meio do SAC
0800 887 9105. Assim que disponível, a consulta de score se dará pelos mesmos
canais.

Fonte: Newtrade

FCDL Notícias
  • Quatro dicas para usar a loja física como vantagem estratégica na era digital

    Continue lendo Clique e leia
  • Walmart está testando modelo de entrega por assinatura

    Continue lendo Clique e leia
  • Natura e Google se unem para testes de cosméticos na nuvem

    Continue lendo Clique e leia
  • Sistema de consórcio cresce 17% até abril

    Continue lendo Clique e leia
  • Robôs passam a ser diferenciais para atendimento de supermercados

    Continue lendo Clique e leia
  • Estudo revela como inovar e conquistar consumidores exigentes

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais