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Capacitação a baixo custo: Como capacitar a equipe da sua loja

Mais do que um bom gerenciamento das finanças da loja, ter sucesso no
negócio demanda boas vendas. E para conseguir vender é primordial que
os colaboradores estejam preparados e aptos para oferecer um ótimo
atendimento ao cliente e deixá-lo satisfeito.

A capacitação dos vendedores é necessária para não deixar nenhum ruído
de comunicação entre a loja e o público-alvo e proporcionar a fidelização
deste público. O problema é que nem sempre, para o pequeno e médio
varejo, é possível destinar o investimento necessário para treinar equipe,
especialmente quando o negócio ainda é novo e com pouca margem de
lucro.

Então, como capacitar a equipe da loja sem gastar muito? Confira abaixo
algumas dicas:

Situação 1 – “Eu quero treinar a minha equipe e tenho um pouco para
investir”

Se a empresa tem um pouco em caixa para contratar um serviço
especializado, o mercado hoje oferece uma série de opções para
capacitação. A contratação é ainda mais indicada quando se é iniciante no
mercado varejista e precisa começar do zero, com as noções básicas de
vendas e atendimento ao cliente.

Esses treinamentos podem ser realizados na empresa ou em ambientes
externos. Mas vale lembrar que hoje, com o crescimento de cursos e
treinamentos online, é mais barato optar por cursos especializados via
internet.

No formato e-learning ou à distância, esse formato pode ser uma opção
mais barata e prática aos colaboradores e à empresa devido à flexibilidade
para ajustar os horários. Os cursos podem ser ofertados por meio de
vídeos, palestras e atendimentos virtuais para auxiliar na troca de
experiência com os colaboradores.

Situação 2 – “Quero treinar minha equipe mas não tenho dinheiro para
investir”

Acontece nos melhores negócios: alguns meses que a venda não vai bem
acabam arrastando as finanças da loja, mesmo na época de bons
resultados. Não é por isso que sua equipe precisa ficar sem amparo! Nos
próximos tópicos falaremos de boas práticas que donos de negócio podem
aplicar para desenvolver sua equipe.

1 – Pratique sintonia e compartilhamento
Entre as alternativas para fazer a capacitação da equipe também está a
realização de grupos de estudo para reunir os colaboradores de vários
setores da loja para compartilhamento de ideias e ações que podem
auxiliar no sucesso das vendas e nos processos internos da empresa. Além
disso, essa é uma ótima oportunidade para promover a integração entre
os funcionários da empresa e gestores.

Há ainda a opção de oferecer treinamentos às equipes ministrados pelos
próprios colaboradores, aqueles indivíduos que tem conhecimento e
domínio dos assuntos que precisam ser tratados. Além de não demandar
despesas, a iniciativa contribui para a sintonia no ambiente de trabalho, já
que todos falarão uma língua só.

2 – Troca de experiência
Conversar e vivenciar situações semelhantes ao negócio também podem
ser mecanismos eficientes para capacitar a equipe. Por meio de parcerias
ou até mesmo da “política da boa vizinhança”, o varejista poderá visitar
outras empresas junto à equipe para discutir temas e recursos que
poderiam ser aplicados de forma eficiente na loja. A troca de experiência
proporciona estreitar relacionamentos com o mercado e contribuir para a
evolução do varejo como um todo.

3 – Incentivando a leitura
Conhecimento nunca é demais. O mercado vive em constante mutação e
se sobressaem aqueles que acompanham as mudanças e buscam
conhecer cada vez mais sobre o ambiente, produtos e serviços ofertados.
Diante disso, incentivar a leitura aos colaboradores é cada vez mais usual
no meio mercadológico. O varejista pode e deve indicar à equipe artigos,
reportagens, livros e e-books, por exemplo, com temas importantes e que
podem ser aplicados na rotina da empresa.

Além de ser uma iniciativa de baixo custo, pode-se ainda criar um canal
interno de comunicação para discussão de uma leitura em comum,
incentivar o conhecimento e compartilhamento de conteúdo informativo.

4 – Rotatividade de funções
Outra maneira prática e nada onerosa de se capacitar a equipe está na
mudança de funções e setores. O rodízio ajuda a incentivar os funcionários
a aprenderem outras funções e estimular neles novas habilidades. A partir
daí, é possível identificar em qual área o funcionário tem maior aptidão e
ainda favorece a troca de experiência entre a equipe.

Infelizmente, na correria diária, as vezes é difícil implementar práticas
como essas. Requer um compromisso de tempo e esforço por parte do
time de gestores e colaboradores. Na nossa experiência, para aumentar o
sucesso de ações como essas, é crucial que elas tenham incentivo
constante dos donos, diretores ou gerentes das equipes.

Quer uma dica prática de como começar uma cultura de aprendizado na
empresa? Reserve 15 minutos por dia para criar duplas de discussão na
empresa, preferencialmente de dois setores bem diferentes. Assim não
precisa parar a operação inteira e todos os funcionários diariamente
aprendem algo novo ou aprimoram o funcionamento do próprio cargo.

Essa prática é de fácil manutenção e ajuda no envolvimento de uma área
com a outra.

Fonte: Vitrine do Varejo

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