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Cartaz de promoção: como utilizar os grandes formatos

A atenção do consumidor é cada dia mais disputada em diversas formas de comunicação. Os varejistas sabem dessa competição pelo olhar do consumidor e utilizam um recurso muito conhecido: os cartazes de promoção em grandes formatos. Eles são aplicados em pontos estratégicos da loja com o objetivo de chamar a atenção para as ofertas mais atrativas da loja. Vamos mostrar como utilizar cartazes de promoção na sua loja e dar dicas de como produzi-lo.

É possível que um cartaz de promoção ajude a vender mais?

Sem dúvida que ajuda! Cartazes são a concretização de uma longa estratégia elaborada pelos varejistas. Esse percurso inicia na concepção das campanhas, passando pelo envolvimento das áreas de compras e pricing para conseguirem obter as melhores negociações, a área de operações prepara as lojas abastecendo-as com os produtos, enquanto marketing e visual merchandising planejam e providenciam tudo o que é necessário para divulgação das campanhas dentro e fora do PDV.

Sendo assim, o cartaz de promoção desempenha papel fundamental como último soldado na busca da atenção do consumidor. Ele deve ser claro, preciso, correto e sobretudo, chamar a atenção. Mas como ganhar ainda mais destaque em meio a vários pontos na loja?

Atenção aos hot points (zonas quentes) na loja

Fique atento ao percurso que deseja que seu cliente faça no interior de sua loja e identifique quais são os pontos estratégicos para aplicação de uma ilha de produtos ou um mostruário. Planeje a disposição dos produtos neste ponto e como devem ser os cartazes de promoção: tamanho e quantidade (para aplicar em mais de um lado do ponto de venda para que os consumidores vejam de qualquer direção).

Tamanhos dos cartazes de promoção

Muitas das referências de medidas que usaremos neste post seguem o padrão internacional ISO 216 – Série A, que define os tamanhos de papel em quase todos os países do mundo, como base dos tamanhos dos cartazes para melhor entendimento e por ser a medida padrão das impressoras mais utilizadas.

Formato A3
É um cartaz muito utilizado, pois seu tamanho se destaca quando próximo de etiquetas e cartazes menores pois em função de seu tamanho intermediário, deve ficar relativamente próximo do olhar do consumidor. Pode ser aplicado na orientação vertical ou horizontal, dependendo do local a ser aplicado e do padrão de comunicação definido pelo time de marketing ou visual merchandising.

Formatos A1 e A2
O formato A2 é o dobro do tamanho A3 e, consequentemente, o formato A1 é o dobro do formato A2. Podem ser utilizados em pontos mais altos ou na entrada da loja, pois sua informação poderá ficar em letras e números maiores. Em alguns casos, pode ser aplicado nos pontos extras, como ilhas ou pontas de gôndola, porém não devem sobrepor os produtos, para não atrapalhar o cliente.

Banners
Excelente para ser usado onde o consumidor deve ver a mensagem já de longe, como por exemplo: no pátio do estacionamento, na fachada da loja, como cartazes fixados na parte aérea da loja, ou no alto das pontas de gôndolas. Dica: Você sabia que é possível imprimir banners de até 1 metro de comprimento em diversos modelos de impressoras A3 disponíveis no mercado?

Mas é possível produzir cartazes de grandes formatos usando um aplicativo para fazer cartazes?

É muito comum pensar que ao usar um aplicativo para fazer cartaz é necessário investir em uma impressora, equipamento que geralmente exige investimento. Mas vamos mostrar um exemplo de que é possível imprimir até grandes formatos usando uma impressora A4, que provavelmente você já tem aí na sua empresa!

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre cartaz de promoção? Quer saber como Pricefy pode te ajudar a criar e imprimir seus cartazes de ofertas para o PDV? Entre em contato e fale com nossos especialistas!

* Renata Bove é diretora de Marketing da Pricefy.

Fonte: Portal ESPM

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