FCDL Notícias

Centro de Distribuição moderno e inteligente aumenta produtividade

Com três lojas em Jaguariúna, interior de São Paulo, a rede Bon-Netto quer expandir o negócio. Mas sabe que para isso precisa preparar sua operação. A primeira medida tomada nesse sentido foi abrir um novo centro de distribuição, o que aconteceu em 2015. O novo prédio de 5 mil m² e pé-direito de 8 metros tem layout moderno e inteligente. Caroline Bonetto, responsável pelo setor de inovação, esteve à frente do projeto.

Segundo ela, o antigo CD já não dava conta da demanda. Era pequeno e estava tão abarrotado, que não havia espaço para as empilhadeiras. “Com isso, todo descarregamento e saída de mercadorias eram feitos manualmente. O serviço que poderia durar minutos levava horas”, conta. Como o pé-direito não era muito alto, ficava difícil trabalhar com muitos níveis de paletes. As lojas chegaram a sofrer porque o nível de estoque nem sempre podia ser o ideal.

A rede Bon-Netto (SP) quer aumentar o número de lojas. Para isso, construiu um CD mais amplo e moderno. Inaugurado em 2015, ele conta até com mezanino, o que ampliou sua capacidade.

Já o novo CD consegue atender seis lojas com uma capacidade de estocagem três vezes maior. Os corredores são largos, possibilitando o uso de empilhadeiras. Caroline também cuidou para que a conferência no recebimento das cargas fosse digital. O layout conta com sistema de endereçamento, que funciona como uma demarcação e identificação de áreas para o agrupamento de categorias. Tudo o que é massa seca fica reunido num espaço. Ao lado, são colocados itens correlatos. A medida é simples, mas agiliza muito o processo de estocagem e retirada de caixas para as lojas.

“Antes, tudo ficava misturado. Era difícil de achar. Chegamos até a perder produtos porque o prazo de validade vencia e eles ficavam esquecidos num canto”, relata. Outro uso inteligente do espaço está no aproveitamento do pé-direito alto para a construção de um mezanino, onde são estocados os não alimentos. Para facilitar o acesso dos funcionários ao piso, um elevador foi instalado. Vale ressaltar que Caroline também priorizou treinamento dos funcionários quanto a melhores práticas, a fim de elevar a produtividade.

Organizar o quadro de abastecimento das lojas será o próximo projeto dessa jovem de 24 anos, que faz parte da terceira geração da família fundadora da rede Bon-Netto. “Queremos otimizar o uso dos caminhões, garantindo mais entregas por saída, menor gasto de combustível e de espera das lojas”.

 

Fonte: Portal Supermercado Moderno

FCDL Notícias
  • Como a neurociência ajuda a ser um empreendedor melhor

    Continue lendo Clique e leia
  • É necessário mais do que a omnicanalidade para atender o cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Boticário e Natura são as marcas que oferecem a melhor experiência ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • A importância de ESG para o pequeno empreendedor

    Continue lendo Clique e leia
  • Como a digitalização dos meios de pagamento pode impactar no negócio

    Continue lendo Clique e leia
  • Omnichannel: transformando a gestão de estoque

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais