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Cinco dicas para avaliar resultados e melhorar a performance da sua empresa

A economia brasileira não cresceu, o seu cliente não comprou os volumes que você
previa, os vendedores não bateram as suas metas. Para o consultor empresarial e
palestrante Roberto Vilela, quando o planejamento empresarial não flui conforme o
esperado, as lideranças precisam desempenhar um papel ainda mais proativo,
atuando com proximidade e resiliência.

Ele lista cinco dicas para que o segundo semestre traga os resultados esperados para
o negócio:

1 – Comece avaliando o desempenho
O consultor explica que o primeiro passo para a alta performance é manter o olhar
analítico sobre a performance. “Você só tem noção dos resultados se os
acompanhar periodicamente. Ao fim do semestre é hora de reunir os times, avaliar
as performances, a evolução das metas. Nem sempre esses dados são satisfatórios e
é importante analisar o contexto em que a empresa está inserida para que você
retomar os pontos do planejamento estratégico que considera fundamentais”, diz.

2 – Redefina metas e oportunidades
Roberto indica que, após uma avaliação minuciosa as lideranças tomem medidas
para que o negócio se torne sustentável. “Esse primeiro estudo pode revelar uma série de oportunidades que acabaram passando pela equipe. Redesenhe estratégias
e volte a olhar para o mercado, veja o que precisa mudar, o que deve ser
melhorado. Da abordagem a oferta de produto, este é o momento de readequar
ações para garantir melhores resultados nos próximos meses”, indica.

3 – Tenha foco e torne-o claro
A liderança precisa ser transparente com a equipe. Todos devem saber quais são os
resultados que devem ser alcançados e entender qual o foco da atuação, para que
toda a empresa caminhe na mesma direção. Cabe aos líderes conduzirem as ações
dentro dessa definição.

4 – Seja referência
“Você só será respeitado quando os liderados enxergarem alguém que resolve o que
for preciso e tem expertise para atuar. Mostre que é possível alcançar as metas
propostas apoiando e também sendo proativo no seu dia a dia. Muitos gestores
cobram suas equipes, mas não se mostram dispostos a auxiliar sempre que
necessário. Manter este canal de comunicação com as pessoas vai torná-lo um
modelo a ser seguido”, destaca Roberto.

5 – Crie mecanismos de incentivo
O resultado dos primeiros meses do ano não foram os esperados? Que tal pensar
em ações de incentivo? Palestras e treinamentos para desenvolvimento profissional,
premiação para os melhores vendedores, flexibilidade no formato de trabalho são
algumas ideias que podem motivar as equipes. De acordo com o consultor
empresarial, é importante que, mesmo com resultados abaixo do esperado, a
entrada de um novo semestre seja marcada por essas ações. “Além de motivar os
times, momentos diferentes na rotina, que apoiem o crescimento profissional
ajudam os colaboradores a retomarem o foco no propósito da empresa”, finaliza.

Fonte: Newtrade

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