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Cinco dicas para empreender no setor de beleza

O mercado da beleza é um dos mais fortes da economia brasileira. Em 2015, o setor faturou US$ 42 milhões, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O valor é 1,4% menor do que as receitas obtidas em 2014.

Neste ano, no entanto, a meta da Abihpec é que o mercado aumente o faturamento de 2015 em 2% ou 3%. “Estes números mostram que o setor de beleza é forte, mas não é imune à crise. Para nós, os dados mostram que a exigência para os empreendedores cresce dia a dia”, afirma Cesar Tsukuda, diretor superintendente da Beauty Fair, feira do mercado de beleza que ocorre em São Paulo entre 10 e 13 de setembro.

Em entrevista à Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Tsukuda listou o que é necessário para quem deseja empreender neste mercado. Para ele, fazer cursos e se atualizar são os primeiros passos para o sucesso. “Não há mais espaço para aventureiros”, diz. Confira as dicas abaixo:

1. Estude e se atualize

De acordo com Tsukuda, o mercado da beleza ainda tem oportunidades e mercados a serem explorados, mas a concorrência é grande. “Há muita gente atuando no setor e a cada dia surgem novidades. Quem não se esforçar fica para trás”, afirma. O diretor da

Beauty Fair diz que a busca por capacitação é um ponto chave no caminho de um empreendedor da beleza rumo ao sucesso. “É preciso estudar e, como o setor sempre tem novidades, estar atualizado quanto a tudo que surge”.

2. Procure um nicho

Nos últimos anos, segundo Tsukuda, vários negócios especializados em um determinado público foram criados no Brasil. Surgiram salões especializados em cabelos cacheados e em loiras, barbearias com roupagem mais atual e empresas especializadas em design de sobrancelhas, entre outras novidades. “Percebemos que empresas de nicho, com um foco bastante amplo, estão atraindo muita gente e são rentáveis. O empreendedor deve olhar com carinho para negócios direcionados”, diz.

3. Entenda seu cliente

Um atendimento de excelência é um fator crucial para o sucesso de uma empresa e no setor de beleza isso não é diferente. Além de tratar bem quem visita o seu negócio, é importante entender as preferências, o poder de compra e as aspirações de seus clientes. “O empreendedor deve saber tudo sobre o cliente para entregar o que ele quer”, afirma Tsukuda.

4. Capriche no networking

Os contatos abrem portas importantes para empreendedor. São novos clientes, fornecedores e pessoas que, no geral, podem melhorar a vida do empresário. De acordo com Tsukuda, a presença em feiras e congressos do setor é fundamental para o estabelecimento de um bom networking. “Apesar das novas tecnologias, nosso mercado se baseia muito no contato presencial, no corpo a corpo. Por isso, participar de eventos é importante para os empreendedores do setor.”

5. Não pense só no preço

Na hora de negociar com fornecedores, o preço não pode ser o único fator a ser considerado pelo empreendedor. “Há empresas que vendem seus produtos a preços um pouco maiores, mas oferecem treinamentos, cursos e suporte ao empreendedor. O custo­benefício é que deve ser levado em conta nesses casos”.

Fonte: Portal Pequenas Empresas Grandes Negócios

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