FCDL Notícias

Cinco dicas para um líder conduzir sua equipe ao topo

A liderança e o empreendedorismo andam lado a lado, ao menos, é o que se espera. Este artigo é para você independente da sua situação, sempre falo que liderança também é para todos estudarem e pensarem. Hoje você pode não ser um empreendedor ou um líder, mas queira se tornar um. Além de serem conceitos importantes que devem ser utilizados na vida. Então vamos ao que interessa!

Líder e grupo se complementam. Entretanto, será o líder o condutor para o sucesso do trabalho de seu grupo. Ele será a alavanca e os demais a engrenagem. Ambos são necessários para o funcionamento perfeito dos projetos e da empresa. E como se forma um bom líder? O que é necessário para ser um bom líder? Qual o segredo de uma liderança promissora? Confira!

Ser um líder é muito mais do que ter conhecimento. Abrange o lado físico/humano e mental. Tudo contempla um bom líder, tal como:

1) Demonstrar caráter

Um grupo precisa que seu líder tenha caráter. Honestidade é um passo, e ser verdadeiro é o outro. Ser honesto e verdadeiro com a equipe é fundamental para o sucesso na condução. Se não houver confiança, não há produção.

2) Compromisso com prazos

É preciso que o líder também cumpra com os prazos. Não há líder atrapalhado que possa cobrar atrasos. Portanto, para liderar é preciso total empenho com o que fora estipulado como tarefa para si. Afinal, como ressaltado, o trabalho é em conjunto.

3) Mostrar-se competente

Um líder é escolhido por seu conhecimento e competência para o cargo de condução. E isso precisa ser mostrado à equipe. Em meio a problemas, o refúgio dos integrantes do grupo precisa ser o chefe da equipe. É o líder que precisa, da melhor maneira, resolver problemas e tirar todos os impedimentos que a equipe possa ter. Ele precisa garantir o bom desempenho da equipe.

4) Comunicação aberta

Um líder fechado não é um verdadeiro líder, mas sim um ditador de tarefas. É preciso falar na mesma intensidade que se escuta. Ouvir a equipe é fundamental para o sucesso.

5) Interesse no projeto

Mostrar-se dedicado ao projeto é de suma importância. Se o líder não está interessado, por que a equipe estaria, certo? É preciso dar o exemplo. Portanto, um líder se faz de 50% pessoal e 50% grupo.

Um líder não se faz sozinho, e uma equipe de sucesso não se faz sem um líder competente. Então é isso é isso, espero que tenha gostado e que sirva para você. Como disse no início mesmo não sendo, ainda, um empreendedor ou um líder utilize esses conceitos em sua vida, e de repente, vale compartilhar com o chefe!

* Mario Cesar é sócio na Amber Sistemas e fundador do blog Startando-se, sobre empreendedorismo, produtividade e liderança.

Fonte: Portal Administradores

FCDL Notícias
  • O que vale mais: experiência extraordinária ou experiência sem fricção?

    Continue lendo Clique e leia
  • Um olhar sobre o varejo atual: tudo o que sua empresa precisar saber

    Continue lendo Clique e leia
  • Caminhos para fomentar um ambiente colaborativo nas empresas

    Continue lendo Clique e leia
  • A importância de ESG para o pequeno empreendedor

    Continue lendo Clique e leia
  • Hábitos de consumo das brasileiras antecipam tendências no setor de beleza

    Continue lendo Clique e leia
  • O franchising como resposta para o crescimento das empresas

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais