FCDL Notícias

Cinco entre oito atividades do varejo tiveram queda em abril

Cinco das oito atividades que integram o comércio varejista registraram recuo nas
vendas em abril de 2019 ante abril do ano anterior, segundo a Pesquisa Mensal de
Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar da disseminação de perdas, o comércio varejista subiu 1,7% na média global.

O resultado foi positivo devido ao crescimento de Outros artigos de uso pessoal e
doméstico (13,4%), seguido por Hipermercados, supermercados, produtos
alimentícios, bebidas e fumo (1,6%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos,
de perfumaria e cosméticos (3,8%). A atividade de outros artigos de uso pessoal e
doméstico, que inclui as lojas de departamento, tem sido beneficiada pelo comércio
eletrônico, diz o IBGE.

“O comércio eletrônico está mostrando maior dinamismo do que as lojas físicas”,
afirmou Isabella Nunes, gerente da Pesquisa Mensal de Comércio. “Normalmente
essas lojas de internet vendem uma gama variada de produtos. Então, quando a
gente classifica, elas entram em outros artigos de uso pessoal e doméstico”,
completou.

Em relação a abril de 2019, houve redução no volume vendido por Combustíveis e
lubrificantes (-3,6%), Tecidos, vestuário e calçados (-3,2%), Livros, jornais, revistas e
papelaria (-25,6%), Equipamentos e material para escritório, informática e
comunicação (-10,5%) e Móveis e eletrodomésticos (-0,1%).

No varejo ampliado, que inclui os segmentos de veículos e material de construção,
as vendas cresceram 3,1% em abril de 2019 ante abril de 2018. O volume vendido
por Veículos, motos, partes e peças subiu 6,9%, enquanto Material de construção
aumentou 4,1%.

Fonte: Estadão

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais