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Cinco formas de estimular vendas e fidelizar clientes

As vendas no varejo brasileiro avançaram 2,3% em 2018, segundo informações
divulgadas pelo IBGE. E o varejo caminha para o segundo ano de expansão no seu
faturamento real. Para 2019, a projeção é de aumento de 5,2%. Os dados são da
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Segundo a ShopperTrak, líder global de inteligência de tráfego de clientes no varejo,
os empresários devem aproveitar o momento para atrair consumidores. “E o melhor
caminho é conhecer esses clientes e acompanhar as tendências do mercado, como
investir em multicanais”, afirma Marcelo Quaiatti, diretor da empresa no Brasil.

Para ajudar os varejistas a atrair e fidelizar consumidores, Quaiatti relacionou cinco
ações fundamentais.

1) Prestar serviço de qualidade
Os clientes esperam e merecem uma boa experiência de consumo. Nas lojas físicas,
a disponibilidade de equipe e de suporte ao consumidor gera ganhos. A falta de
assistência nos provadores, por exemplo, pode acabar com uma venda em poucos
segundos. Alinhar as escalas da equipe aos horários de picos de tráfego de pessoas é
essencial, e os dados de fluxo asseguram otimização dos recursos das lojas e
satisfação do consumidor. Detalhes como receber o cliente na entrada ou oferecer
uma bebida também fazem a diferença.

2) Agilizar os processos de pagamentos
Um dos pontos que mais incomoda o consumidor é o tempo de espera para o
pagamento. Portanto, é preciso garantir o bom funcionamento dos caixas, um
excelente preparo da equipe e velocidade no processamento dos pagamentos.
Implementar terminais EPOS que se conectam a dispositivos móveis, como iPads,
pode ser um bom investimento. A equipe pode obter informação imediata a partir
do inventário e processar pagamentos em qualquer ponto da loja. Usar os dados de
tráfego para saber os horários de pico também ajuda a equipe a se ajustar a esses
períodos.

3) Aproximar-se dos clientes usando marketing móvel
Os consumidores estão constantemente conectados a seus smartphones e
dispositivos portáteis e, portanto, uma boa campanha de marketing móvel maximiza
a possibilidade de interação. Um aplicativo é uma excelente forma de o varejista
apresentar seu negócio e suas oportunidades.

Além disso, mensagens de texto enviadas para os clientes podem proporcionar uma
boa experiência. Outra opção é medir o aumento do tráfego gerado pelas
campanhas de marketing e entender como a taxa de conversão se comportou
durante esse período. Esses dados irão fornecer uma maior riqueza de informações
e ajudarão a planejar campanhas futuras.

4) Utilizar dados de análise de interior para planejar ações
Os varejistas anseiam por lojas sempre movimentadas, mas esta realidade pode ser
frustrante ou mesmo desconfortável para os consumidores. Organizar as lojas para
que a experiência de consumo seja conveniente e intuitiva fará com que os clientes
tenham uma boa experiência e voltem ao local. A análise de interior dará
informações preciosas sobre as zonas da loja com maior concentração de clientes
nas horas de pico e quais são as menos visitadas. Desta forma, o varejista pode
indicar onde se encontram os itens em promoção, destacar suas melhores ofertas e
garantir uma boa acessibilidade a essas áreas.

5) Valorizar os itens que não estão em promoção
Um visual de loja atrativo aumenta o tempo de permanência dos consumidores e
chama a atenção dos visitantes. Ao expor os itens que não estão na promoção nos
pontos de maior movimento, o varejista poderá gerar interesse nos clientes,
aumentando os valores médios por transação.

Com a análise de tráfego, é possível identificar quais lojas estão fazendo maiores
conversões e adaptar a estratégia de preços à procura local. Ações desse tipo
podem reforçar a marca e fidelizar o cliente. Para se diferenciar da concorrência, é
importante oferecer um serviço alinhado à informação estratégica disponível.

Fonte: Varejo ESPM

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