FCDL Notícias

Cinco motivos para manter a equipe de trabalho engajada

Produtividade e motivação estão em pauta nas organizações, mas especialistas alertam que para alcançá-las é preciso um olhar especial para a equipe: “mais do que reter talentos de forma estratégica, é fundamental que as empresas entendam o cenário atual e as perspectivas dos colaboradores e criem conexão com cultura organizacional, qualidade de vida, espaço físico e princípios de reconhecimento, remunerados ou não”, destaca Jean Soldatelli, sócio-diretor da Santo Caos, consultoria de engajamento do país.

Termo do momento no mundo corporativo, em pesquisa recente 93% dos líderes de 150 das maiores empresas do país consideram o engajamento uma prioridade alta ou muito alta, o engajamento define o conjunto de conexões, racionais e emocionais, entre uma pessoa e outra ou pessoa e instituição, que gera resultado positivo para a empresa.

O especialista destaca que o engajamento pode despertar, entre outros benefícios, compromisso, pertencimento e orgulho em colaborar com a instituição. E a empresa, o que ganha com isso? Entre os resultados, Jean cita que o engajamento:

1. Eleva a produtividade a medida em que aumenta o nível de compromisso, ou seja, a dedicação que o colaborador exerce junto à empresa;

2. Impulsiona o nível de inovação da instituição;

3. Reduz o turnover. Com ações focadas em motivar os colaboradores dentro das empresas, o índice de rotatividade, um dos maiores vilões em termos de custos, tende a sofrer queda;

4. Afeta diretamente a imagem da empresa, já que o colaborador mais engajado tem um olhar positivo sobre a empresa, o que se reflete também em seu discurso; influenciando também na atração de talentos.

5. Reduz custos, afinal influencia em aspectos como comprometimento, produtividade e turnover. Só nos EUA, anualmente a falta de engajamento nas empresas custa certa de US$550 bilhões por ano.

Fonte: Portal Empreendedor

FCDL Notícias
  • Experiência phygital: como a tecnologia impacta o mercado de beleza e bem-estar

    Continue lendo Clique e leia
  • Estratégia de relacionamento do PayPal combina empatia e tecnologia

    Continue lendo Clique e leia
  • Intraempreendedorismo e inovação em uma empresa familiar

    Continue lendo Clique e leia
  • 6 dicas infalíveis para aumentar as vendas no varejo

    Continue lendo Clique e leia
  • Varejo agora é high-tech

    Continue lendo Clique e leia
  • Jornada de compra: pesquisa mostra grau de preparo dos lojistas com cada etapa

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais