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Clubes de assinatura: um mercado bilionário

Nos dias de hoje fazer uma assinatura mensal de um produto ou serviço virou febre entre os
brasileiros. E aí não faltam espaço para os aficionados por vinho, cerveja, alimentos orgânicos
e até universo geek. Não à toa esse público passou a movimentar milhões em um novo
mercado ascendente: o Clube de Assinaturas. Os produtos ofertados se diferem, mas o
objetivo é o mesmo: oferecer mês a mês itens cuidadosamente escolhidos, seja em caixas
surpresa, ou em versões mais acessíveis e que compensam o gasto mensal.

Esses serviços são muito populares por aqui e no boom inicial muitas startups passaram a se
aventurar no segmento. No entanto, como em todo o mercado, a falta de estratégia ou
desconhecimento do setor gerou também o fim de muitas dessas empresas, que não
conseguiram se manter de maneira sustentável. É o que diz Tiago Giarelli, Diretor da Divisão
Corporativa da Tray Corp:

“Mas há quem tenha aproveitado a oportunidade para construir uma estratégia compatível
com os anseios do seu público e, consequentemente, obteve grandes resultados — o que
contribuiu para que esse modelo de serviço voltasse com força total”, declara o executivo.

Os desafios dos clubes de assinatura

Para o especialista em e-commerce que cuida dessa divisão na Locaweb, a negociação com
fornecedores e parceiros logísticos é fundamental para que o negócio se mantenha. Também é
preciso surpreender os clientes todos os meses, para além de manter a base fiel e conquistar
novos assinantes por meio do burburinho.

É possível assinar diversos serviços de assinatura para receber uma seleção de produtos que
vão de acordo com a sua preferência. De pet à orgânicos, esse é um modelo de negócio em
pura crescente. Para o mercado editorial, por exemplo, é um modelo de negócios que tem
dado certo após a queda das livrarias, por exemplo.

Confira abaixo alguns dos segmentos disponíveis e especializados nesta categoria:

Para quem quer se alimentar melhor uma alternativa (não muito econômica) é assinar um
serviço que entrega leguminosas e hortaliças em casa semanalmente. Um deles é o Raizs,
clube de assinatura de orgânicos. Os produtos são colhidos e entregues em até 24 horas na
casa do assinante e custam R$ 91,00 por semana. Outro no mesmo formato é o Clube
Orgânico que permite a escolha do tamanho de sua cesta, com recebimento semanal, e com
preços que variam de R$ 45,95 a R$ 95,90 por entrega.

Orgânicos, naturais e selecionados

Gosta de sucos de laranja? O Laranja Deli é o serviço que entrega laranjas da melhor
qualidade, fresquinhas, em casa, todos os dias. A empresa fornece laranjas naturais, sem
aditivos químicos, que são colhidas todos os dias em uma fazenda do interior de São Paulo. Os
pacotes variam por quilo, e a faixa de preço vai de R$ 54,00 a R$ 240,00/mês.

O Clube +Q do e-commerce Mais Quitanda apresenta uma linha de produtos de acordo com as
restrições alimentares e necessidades de cada pessoa. É possível receber um kit mensalmente
com as principais novidades que incluem frutas e vegetais.

Na linha dos modelos de negócio por assinatura, a Nestlé lançou o “Ninho na Sua Porta”, um
programa disponibilizado pelo aplicativo Rappi, onde é possível escolher os laticínios de
preferência dentro da linha Ninho ou Molico com entrega rápida.

Já a Caixa Colonial é um serviço focado em queijos e embutidos. Todo mês o assinante recebe
um kit com cerca de 6 produtos. Em cada edição, uma região do país é a escolhida da vez para
o fornecimento dessas delícias. É possível consultar no site as edições anteriores e o que virá
no próximo kit.

Esse é um serviço superpopular e famoso. A Box Petiko entrega todo mês aos assinantes, uma
caixa repleta de brinquedinhos, petiscos e outros produtos de necessidade dos pets. É possível
personalizar a conta com a foto do animal e ainda escolher produtos avulsos para receber
junto a caixa na loja oficial do clube de assinaturas.

A Joy Pet Box é outro clube de assinaturas muito popular no segmento. A caixa é um pouco
maior do que a de seu concorrente e seu conteúdo é sempre uma surpresa.

O “quid pro quo” do mercado editorial

Os amantes da leitura possuem vários serviços para escolher e, talvez, este seja o mais popular
dos clubes de assinatura: o Tag Livros que, em parceria com grandes editoras, entrega
mensalmente uma seleção personalizada de livros para os clientes. É possível apontar o seu
gênero de preferência para personalizar a curadoria da sua caixa.

Para os pequenos tem o Leiturinha, nele, os pais recebem uma seleção especializada de livros
infantis para ler e compartilhar com as crianças.

Para os loucos por vinho e cerveja também é possível contratar vários clubes especializados no
assunto. O Evino é o serviço mais antigo do segmento e nele é possível receber mensalmente
uma caixa com vinhos da melhor qualidade, inclusive rótulos internacionais.

O Clube do Malte é o pioneiro no ramo das cervejas. Por ele, os assinantes recebem uma
seleção exclusiva dos mais seletos tipos e variedades da bebida feita de lúpulo e malte.

Um mercado que vale R$ 1 bilhão

Em levantamento do Jornal Correio Braziliense, os dados mostram que essa indústria já
movimentou mais de R$ 1 bilhão de reais no Brasil. Sucessos como a Tag Livros são grandes
responsáveis por esse cenário. Gigantes do varejo já repensam sua estratégia e passam a
oferecer o modelo em mais uma forma de lucrar com sua linha própria de produtos.

O modelo também se diferencia do varejo. O foco principal é na experiência e no fator
supresa. Além disso, a comodidade de receber o produto escolhido em casa é um dos pilares
do negócio.

“É necessário refletir sobre uma comunicação personalizada com o cliente para tornar a opção
de um clube de assinatura mais atrativa e formar a primeira base de inscritos. Uma dica é
oferecer benefícios como descontos especiais para assinantes, redução no valor do frete,
entregas mais rápidas e brindes exclusivos”, finaliza Tiago Girelli.

Fonte: Consumidor Moderno

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