FCDL Notícias

Com apenas quatro funcionários, varejista chinesa atende 200 mil pedidos diários

Em um centro de distribuição na cidade de Xangai, a JD.com, gigante do segmento de e-commerce na China, organiza e embala em torno de 200 mil pedidos diariamente, apesar de no local trabalharem somente quatro funcionários. Como isso é possível? Com automação e inteligência artificial.

Além dos sistemas integrados de tecnologia, o centro de distribuição conta com muitos robôs, recurso bastante utilizado nas empresas chinesas para funções como a movimentação de produtos. Especialistas acreditam que, em breve, esse método absolutamente automatizado será comum em CDs e armazéns de varejistas nos EUA e na Europa.

O mais novo objetivo da JD.com é entregar no mesmo dia, em qualquer parte da China, compras realizas até 11h da manhã. Utilização de caminhões autônomos e entregas feitas por drones – autorizadas na China desde março – devem ser fundamentais para atingir essa meta.

Segundo a JD.com, o objetivo não é eliminar postos de trabalho, mas obter ganhos em escala. “Quando você investe em tecnologia, não se preocupa em gastar dinheiro. Você se preocupa se consegue escalar. Quando a escala chegar, o lucro virá”, afirma Chen Zhang, diretor de tecnologia.

Fonte: Portal SM

FCDL Notícias
  • Varejo agora é high-tech

    Continue lendo Clique e leia
  • Jornada de compra: pesquisa mostra grau de preparo dos lojistas com cada etapa

    Continue lendo Clique e leia
  • Lojas Biônicas se tornam realidade

    Continue lendo Clique e leia
  • Vídeos geram 30% mais vendas do que fotos nas redes sociais, revela estudo

    Continue lendo Clique e leia
  • Consumidores estão mais abertos ao consumo de marcas locais

    Continue lendo Clique e leia
  • Como as PMEs estão transformando o sistema bancário

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais