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Com ferramentas gratuitas, Google ajuda pequenas e médias empresas a vender mais
Com os avanços tecnológicos, cada vez mais pessoas estão presentes no
meio digital. De 2013 a 2017, quase 1 bilhão de novos usuários se
conectaram à internet e, segundo um relatório de tendências feito pelo
Google em parceria com a Bain & Company em janeiro deste ano, o Brasil
está entre os 11 países que serão responsáveis por uma parcela
significativa do próximo bilhão de usuários que vão se conectar até 2021.
Dentre as atividades que os brasileiros mais efetuam na internet, a
pesquisa e comparação de preços, além da compra on-line, é uma das que
mais cresce atualmente.
Segundo dados de uma pesquisa feita em novembro de 2018 pela
Provokers, 96% dos brasileiros usam a web para pesquisar sobre produtos
e serviços oferecidos por pequenas e médias empresas.
Com tantos concorrentes espalhados no mercado, é mais importante do
que nunca se sobressair na internet para conquistar novos clientes. No
entanto, muitas PMEs não sabem por onde começar a fazer a sua marca
de destacar no ambiente digital e como se manter estável uma vez que já
seja conhecida.
O potencial para as empresas brasileiras crescerem no mercado existe,
assim como diversas ferramentas ideais para ajudá-las nesse processo.
O Google Meu Negócio, por exemplo, é uma ferramenta gratuita que
possibilita que essas empresas possam gerenciar sua presença on-line no
Google, como na Busca e no Google Maps.
Com o aplicativo, o empresário cadastra informações como endereço,
telefone e horário de funcionamento de forma rápida e simples, deixando
essas informações facilmente acessíveis a potenciais consumidores. Além
disso, o Google Meu Negócio permite a interação entre empresa e cliente,
já que é possível responder à perguntas e comentários.
A ferramenta, também, permite a criação de um site totalmente gratuito.
Hoje, no Brasil, 40% das pequenas e médias empresas não têm presença
na web. As informações e fotos cadastradas pelo empresário são
organizadas automaticamente pelo Google ao criar o site.
O site já é otimizado para acesso por meio de computador ou dispositivos
móveis, além de oferecer a possibilidade de personalização. Mais de 600
mil empresas no Brasil já criaram um site utilizando o Google Meu
Negócio.
Outra ferramenta importante para negócios presentes no meio digital,
que podem impulsionar vendas, são as campanhas de publicidade on-line.
As Campanhas Inteligentes do Google Ads utilizam o poder do machine
learning (aprendizado de máquina, em português) para ajudar pequenas e
médias empresas a criarem campanhas de publicidade de acordo com
seus objetivos de negócio, como receber mais ligações, atrair mais clientes
para uma loja ou levar mais consumidores a fazer compras por meio do
site.
Fonte: Newtrade