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Comércio de SP estima crescimento de 4% nas vendas para o Dia dos Pais

As vendas para o Dia dos Pais devem crescer 4% com ticket médio entre R$ 100 e R$
200, segundo pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras dos
Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo). Para os lojistas, o Dia dos Pais ocupa o
terceiro lugar no ranking entre as datas mais importantes do segundo semestre para
o varejo, ficando atrás somente do Dia das Crianças e Natal.

“Em 2018, o crescimento foi de 2% e os setores que mais se beneficiaram foram
vestuário e perfumaria. Visto que é uma data tradicional, os lojistas devem lembrar
que sempre há espaço para comprar uma lembrancinha para os avôs ou pais de
consideração, com isso a prática de descontos, promoções, ganhe um e leve outro,
por exemplo, podem ser estratégias de grande valor para o aumento das vendas
esse ano”, explicou Maurício Stainoff, presidente da FCDLESP.

A pesquisa foi realizada com a participação das principais CDLs do Estado de São
Paulo, que enviaram dados locais, como ticket médio, formas de pagamento,
produtos de maior venda, estratégias de marketing utilizadas e a classificação da
importância da data para o segundo semestre.

Na região metropolitana de São Paulo, as expectativas para o Dia dos Pais são de um
crescimento considerável, quando comparadas a outras localidades do estado. As
CDLs de Diadema e São Mateus preveem um crescimento de 5%, com ticket médio
entre R$ 100 e R$ 200 e parcelamento das compras em até 3x no cartão de crédito.

O setor de vestuário pode ter destaque de vendas com produtos como camisas,
blusas e gravatas que podem ser boas opções de presentes para os avôs, que
geralmente também são presenteados, segundo o presidente da CDL de Diadema,
José Manuel.

Para a CDL de Taboão da Serra, o crescimento esperado pelos comerciantes é de 2%
com ticket médio de R$ 50 a R$ 100. Perfumes e cosméticos podem ser opções
favoritas entre os consumidores. Na cidade, as vendas via e-commerce têm grande
destaque, de acordo com o presidente da CDL, Antônio Augusto.

Já na região de Mauá, no Grande ABC, as expectativas estão bem abaixo do
esperado, com 1% de crescimento, ticket médio de R$ 50 a R$ 100 , o parcelamento
pode ser em até 3x via cartão de crédito, e os segmentos que mais podem ser
beneficiados serão vestuário e alimentação.

As expectativas de vendas são otimistas na região de Sorocaba, com crescimento de
até 10%. Em 2018, a CDL de Votorantim registrou metade do esperado para esse
ano. O ticket médio pode ser de R$ 100 a R$ 200 e com parcelamento de até 3x no
cartão de crédito. “A data é a segunda mais importante para a região, porém o Natal
ainda é a cabeça desse ranking”, afirmou o presidente da CDL, Marcos Poiato.

As CDLs de Araçatuba e Franca presumem um crescimento de 4%, com
parcelamento das compras em até 3x, porém, o ticket médio em Araçatuba é de R$
50 a R$ 100 e em Franca de R$ 100 a R$ 200.

“A melhor estratégia para aumentar o número das vendas na região é a prática do
“compre tal produto e ganhe um brinde”, isso pode resultar na fidelização do cliente
com o estabelecimento. Além disso, pode ser aplicado no ambiente digital, pois o e-
commerce tem um potencial enorme quando tratamos de compras, traz
comodidade e praticidade ao consumidor”, explicou o presidente da CDL de
Araçatuba, Gener Silva.

Para a CDL de Pederneiras, na região de Bauru, o crescimento será humilde, por
volta de 2%, com ticket médio entre R$ 100 e R$ 200, parcelamento em até 3x no
cartão de crédito e vestuário pode ser preferência entre os consumidores.

A CDL da Praia Grande está bem animada quanto às vendas, de acordo com o
presidente, Antônio Luiz, para esse ano o crescimento esperado pode ser de 7%. “O
ticket médio pode ser de R$ 100 a R$ 200 e as roupas podem ocupar a maioria das
sacolas dos consumidores”, complementou.

Para a região do Guarujá e Santos, o ticket médio pode ser de R$ 50 a R$ 100 e com
parcelamento através do cartão de crédito em até 3x. Quando tratamos do
crescimento das vendas, a CDL do Guarujá prevê 5%, enquanto a CDL de Santos 4%.
Já para a CDL de Bertioga, o crescimento pode ser de 2%, com ticket médio entre R$
100 a R$ 200, pagamento em até 5x e os setores de perfumaria e cosméticos pode
ser mais beneficiados. “Na região, vitrines bem organizadas e chamadas nas rádios
locais podem auxiliar no aumento das vendas”, afirmou a presidente da CDL de
Bertioga, Adriana Dias.

Fonte: Mercado & Consumo

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