FCDL Notícias

Como a gestão de TI está transformando o setor de varejo

Conheça as principais mudanças que o setor varejista está adotando para enfrentar os desafios da pandemia por meio da transformação digital

Os impactos da pandemia do novo coronavírus estão trazendo mudanças ao comércio brasileiro que aceleram a transformação digital no setor varejista. Segundo o IBGE, as lojas fechadas do comércio resultaram na queda de 2,5% nas vendas quando comparado o mês de março e fevereiro. Porém, as empresas encontram no comércio eletrônico uma solução para atender as demandas de um público mais conectado e ativo, como o aumento de 13% do segmento entre 19 e 25 de março, de acordo com a Ebit/Nielsen.

Para que as mudanças aconteçam, é necessário que a inovação cresça de dentro do seu negócio. Neste artigo, entenda como a transformação digital é um processo que requer a integração de equipes, discussão de ideias em conjunto e implementação de soluções de TI de acordo com as necessidades e objetivos da empresa.

A transformação precisa ser vivida dentro do varejo

O setor varejista é voltado para vendas ao consumidor final, logo as principais medidas de transformação precisam considerar como o cliente pode se beneficiar da tecnologia. Para alcançar este objetivo, é essencial que o pensamento de inovação dentro das empresas também se transforme e as equipes de TI são decisivas neste processo ao:

– entender as necessidades e demandas de cada setor;

– discutir e compartilhar as ideias de otimização com os colaboradores;

– alinhar os objetivos de inovação aos de negócio.

Viver a transformação digital, antes de tudo, é entender como a tecnologia é útil em cada etapa e equipe da empresa. Dessa forma, a gestão de TI compreende o que os colaboradores precisam, o que o que pode facilitar o relacionamento com os clientes e, consequentemente, alcançar o avanço do negócio.

Este processo deve ser contínuo na rotina das equipes, o que permite aos profissionais de TI o direcionamento ideal para desenvolver soluções que unam produtividade, tecnologia e velocidade em modelos de negócio que hoje precisam cada vez mais estar presentes no digital.

Os impactos positivos de soluções de TI no varejo

Por trás dos sites de varejo, existem equipes dedicadas a viabilizar os passos dos usuários antes, durante e após o momento da compra. Agora em home office, o acesso remoto dos colaboradores é fundamental para dar continuidade aos processos internos das varejistas.

A estrutura digital das empresas precisa dar suporte às equipes no trabalho remoto através de segurança, comunicação e velocidade. Da mesma forma, a experiência do consumidor requer uma série de soluções que proporcionam a redução de custos operacionais e cumprimento de medidas de segurança da informação essenciais para a reputação da empresa.

Seja em soluções de Cloud Computing, Colocation ou Servidor Dedicado, os gestores de TI desenvolvem e podem implementar, em parceria com um data center, medidas essenciais que garantem prevenção contra desastres, agilidade no acesso a sites, criptografia ponta a ponta na comunicação, disponibilidade sem pausas, proteção contra ataques on-line e autonomia para gerenciar ativos de TI.

Na prática, os impactos positivos da transformação digital no varejo podem ser vistos por meio de colaboradores completamente adaptados ao regime home office devido ao acesso e processos já digitalizados da empresa. Na perspectiva dos clientes, a satisfação com a velocidade nos sites, mesmo com a alta demanda de acessos, e a segurança durante toda a jornada de compra concretizam uma experiência digital de qualidade para todos.

Negócios que já investiram em sua própria estrutura também contam com a facilidade da tecnologia para continuar seu crescimento. Em parceria com um data center, seu varejo pode encontrar os pontos principais que precisam de otimização e delegar, com o apoio do seu gestor de TI, as funções que precisam de suporte neste período de mudanças.

 

Fonte: Administradores.Com

FCDL Notícias
  • Varejo agora é high-tech

    Continue lendo Clique e leia
  • Jornada de compra: pesquisa mostra grau de preparo dos lojistas com cada etapa

    Continue lendo Clique e leia
  • Lojas Biônicas se tornam realidade

    Continue lendo Clique e leia
  • Vídeos geram 30% mais vendas do que fotos nas redes sociais, revela estudo

    Continue lendo Clique e leia
  • Consumidores estão mais abertos ao consumo de marcas locais

    Continue lendo Clique e leia
  • Como as PMEs estão transformando o sistema bancário

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais