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Como atrair, capacitar e reter talentos

As tecnologias estão transformando os negócios, porém um detalhe
continua sendo fundamental para qualquer empresa: a gestão de pessoas.
A opinião é de Gary Burnison, presidente global da Korn Ferry, consultoria
de gestão fundada na Califórnia, em 1969, e presente em 52 países.

Burnison concorda que a transformação digital traz à tona barreiras
técnicas. No entanto, afirma que o grande desafio das companhias está
em atrair, capacitar e reter mão de obra em um mundo mais digitalizado e
com maior oferta de oportunidades.

“Quando se tem pessoas talentosas, você consegue desenvolver qualquer
estratégia, enquanto o contrário não é possível”, diz durante passagem
pelo Brasil. “Sem talento você não tem show.”

Um importante ator dentro desse cenário são os millennials. Segundo
Burnison, as empresas precisam se adaptar ao perfil dessa geração. Os
jovens nascidos entre 1981 e 1998 já são metade da força de trabalho no
Brasil, e a expectativa é essa proporção aumentar para 70% até 2030.

Burnison afirma que propósito nos negócios e um ambiente de constante
aprendizado influenciam os millennials na hora de decidir onde trabalhar.
“Atualmente, os jovens chegam aos 30 anos com passagens em cinco
empresas, pelo menos”, afirma. “Eles vão onde veem oportunidade de
aprendizado e muitas vezes não encontram na mesma empresa.”

Uma pesquisa da Korn Ferry aponta que as duas principais causas de
turnover nas empresas são problemas com os líderes e falta de
oportunidades dentro do ambiente de trabalho. Segundo Burnison, o
desenvolvimento de soft skills por parte da liderança pode mudar esse
quadro. “O líder precisa desenvolver inteligência emocional para se
conectar com seus colaboradores”, afirma. O executivo diz que líderes que
se mostram humildes, curiosos, autênticos, corajosos e sem medo de
fracassar, tem sucesso em atrair e reter uma base de talentos mais jovens.

Com esse perfil de liderança, Burnison conta que a empresa consegue
criar um ambiente mais colaborativo e mais oportunidade para seus
colaboradores. “Millennials buscam mentores”, diz. Segundo o executivo,
a adoção de treinamentos e mentorias são bons métodos para ao mesmo
tempo capacitar e reter talentos. De acordo com pesquisa da Korn Ferry
nos Estados Unidos, millennials apontaram que 90% de seu aprendizado
vieram de mentores.

“Sucesso está ligado a uma trajetória de aprendizado”, afirma. “Líderes
precisam pensar dessa forma se quiserem inspirar a outros.”

Fonte: Portal New Trade

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