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Como construir uma cultura de alta performance no varejo

Quantas horas você já passou esse ano planejando e revendo a sua meta,
tentando traçar a melhor estratégia para envolver a equipe e dar as
diretrizes mais assertivas que vão fazer com que seus vendedores atinjam
os valores preestabelecidos?

Uma coisa eu posso afirmar: de nada irá adiantar se você não tiver uma
equipe 100% orientada para vendas, independente do nível hierárquico de
cada um dos colaboradores. Se você está no varejo, não importa o seu
segmento, você é uma empresa de vendas! Já parou pra pensar nisso?

Há muitos aspectos envolvidos no atingimento de uma meta. Você
conseguirá alcançar seus objetivos combinando esses fatores:

1 – Desenvolver liderança e sentimento de dono em todos os níveis
hierárquicos

Mais do que acordar todos os dias de manhã para cumprir horário, o
colaborador precisa ter real noção da sua importância na empresa,
cumprir com suas responsabilidades e sentir que fazer o negócio
prosperar é também sua missão pessoal. Para isso, é preciso ter normas e
procedimentos por escrito e responsabilizar as pessoas por suas atitudes.

2 – Aplicar treinamentos e desenvolver competências e habilidades
profissionais

Não existe o colaborador perfeito. O que existe são os que estão mais
preparados para exercer suas funções. Defina quais são as competências
necessárias para cada um dos cargos e desenvolva a sua equipe em
diferentes níveis. Ter uma equipe multidisciplinar e que se complemente é
uma das peças fundamentais para fazer o seu negócio crescer de forma
saudável. Afinal, as empresas são compostas de pessoas.

3 – Fornecer orientações para aumentar a produtividade
Trabalhar muito não quer dizer trabalhar com qualidade para gerar os
resultados que você precisa. Líderes devem investir tempo em aprimorar
suas habilidades de orientação e afinar seu olhar para as ações que vão
gerar mais retorno para o negócio. Forneça feedback positivo sempre que
possível e não tenha medo de aplicar o feedback corretivo sempre que
necessário. Na maioria das vezes, o problema não é o que você fala, mas
como você fala. Humanize-se!

4 – Promover o engajamento e o espírito de equipe
Há uma diferença bem grande entre vontade e engajamento. Se você
observa que uma pessoa não tem vontade de trabalhar com você, não
importa o tamanho do esforço que você faça; essa pessoa nunca será um
colaborador comprometido. A motivação precisa vir de dentro.
Entretanto, é fundamental que o líder conheça a sua equipe e saiba
aproveitar os recursos que vão estimular o engajamento e o espírito de
equipe.

Não existe uma receita de bolo. Trata-se de fazer as escolhas certas e,
pode confiar, raramente o caminho é monetário. Está muito mais
conectado com criar um ambiente agradável e que vai fornecer a
segurança psicológica necessária para que as pessoas queiram se doar
mais. E isso não tem nada a ver com paternalismo, mas como você conduz
um relacionamento profissional e poderoso.

5 – Trabalhar o foco e a autodisciplina
A disciplina é extremamente amiga do resultado e não tem nada a ver
com padrões rigorosamente impostos. Você precisa da disciplina para
cumprir compromissos, desenvolver resiliência, saber insistir no que você
sabe que dá certo e saber a hora de mudar de rota. Tudo isso só é possível
quando você estabelece um tratado consigo mesmo e se compromete a
cumprir com determinada tarefa.

Pessoas que não possuem foco no que estão fazendo tendem a desviar a
atenção e perder o rumo até com as mínimas distrações. Quando isso é
alinhado à falta de disciplina, corre-se o risco alto de se perder no
caminho. Sem foco e autodisciplina, não se conquista alta produtividade.
Empresas que conseguem trabalhar esses soft skills atrelados ao
desenvolvimento de seus resultados, sendo apoiados pelas ferramentas
certas, tendem a alcançar e até superar as suas metas.

O líder precisa estar preparado e ciente de todas as iniciativas a serem
adotadas com cada colaborador. Afinal, as pessoas são diferentes e um
líder não chega a lugar algum sozinho.

Fonte: Portal Mercado & Consumo

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