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Como criar promoção de vendas atrativas e de sucesso

Promoção, essa frase causa um efeito positivo na maior parte das pessoas que a lê ou que a ouve, principalmente se elas são clientes e consumidoras. Mas e para os empresários, será que ela surte o mesmo efeito? Ou será que ela causa um pouco de insegurança, devido ao medo do fracasso de uma campanha promocional, ou de acarretar algum prejuízo?!

Usar campanhas promocionais para alcançar um número maior de clientes, recompensar os mais fiéis e aumentar o volume de vendas pode ser uma ótima estratégia. Desde que ela seja bem planejada e direcionada. Confira nesta matéria como criar promoção de vendas atrativas e de sucesso!

O que é promoção de vendas?

Antes de começar a falar sobre os passos para criar uma boa promoção de vendas vamos primeiro explicar o seu conceito, o que ela é exatamente.

Podemos considerar promoção de vendas como um conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar as vendas de um produto ou serviço a curto prazo.

É uma estratégia possível de ser aplicada em qualquer modelo de negócio, isso porque não é necessário um grande investimento para fazer ela acontecer. Porém para que ela traga resultados, aumentando suas vendas, deve beneficiar o consumidor de forma concreta e não deve se prolongar por muito tempo, para que não traga nenhum prejuízo para o seu negócio.

O Planejamento uma promoção de vendas

Um bom planejamento é o principal responsável pelo sucesso de uma promoção de vendas. Não adianta você abaixar os preços sem definir estratégias para a sua campanha. Mas por onde começar?

Defina um objetivo da sua promoção

O primeiro passo para você criar uma promoção de vendas atrativa é definir o objetivo da sua campanha.

É comum que o objetivo seja aumentar o volume de vendas. O que não quer dizer que ele não possa atender outras necessidades como: resolver o problema do estoque sobrando, divulgar uma marca, ampliar o cadastro de clientes, ou aproveitar uma data comemorativa. 

Por exemplo, a promoção poderá ser feita para incentivar a venda de determinado tipo de produto, ou ser direcionada para determinado perfil de clientes ou região.

Defina o público que você quer alcançar

Com a definição do objetivo, vem, consequentemente, a definição de público-alvo. Por exemplo, se a intenção é aumentar a carteira de clientes, o público são aqueles que ainda não compraram. Se for aumentar o tíquete médio, o foco devem ser clientes, pois esses já conhecem a loja e confiam em gastar mais nela.

Depois de definir o objetivo e público, analise qual é o tipo de promoção mais adequada para tal público, região e canal de distribuição.

Defina o tipo de promoção de vendas e a mecânica

As opções de promoção são variadas, utilize da criatividade para criar novas alternativas. As mais conhecidas são: descontos ou prazos especiais, liquidação, vale brindes, sorteios, leve 3 pague 2, etc. 

Uma vez escolhida o tipo é hora de criar a mecânica da promoção. Defina o que o cliente vai precisar fazer para conquistar o benefício promocional. Ela deve ser clara e simples, evitando qualquer interpretação errada. 

Determine início e fim.

A principal estratégia da promoção de vendas está no senso de urgência que ela provoca no cliente. Defina o período de duração da sua campanha e divulgue. Não é preciso expor certinho a data limite, porém deixe claro que o período é limitado e que é preciso correr para conquistar aquele produto. 

Você pode apostar nas datas mais conhecidas pelo varejo como: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e Ano Novo, o que impacta em um aumento nas vendas durante esses períodos. 

Ou inovar explorando outras datas comemorativas que tenham a ver com o segmento do seu negócio como: Dia do consumidor; Dia da secretária; Dia dos professores e Dia dos avós. 

Com essas definições, estipule o prazo para começar e encerrar. E cumpra esse prazo! Do contrário você vai gerar uma incredulidade no seu cliente, que vai achar que você usou da falsa propaganda para vender mais.

Agora é só divulgar!

De nada vai adiantar seguir todos os passos anteriores se não divulgar sua promoção.

Utilize das várias ferramentas e meios de comunicação disponíveis no mercado para alcançar o seu público alvo da promoção.

As redes sociais é um investimento de baixo custo e grande alcance, use-as a favor do seu negócio. Crie uma página no Instagram, divulgue no Facebook, mande inbox para seus amigos, use o WhatsApp Business: crie uma boa estratégia nas redes sociais!

Sem deixar claro de investir no meio mais importante de comunicação que é a própria loja. 

Aposte na comunicação interna, capriche na vitrine e na fachada do estabelecimento.

Utilize cartazes, faixas, banners e displays. Se a técnica escolhida for um sorteio, coloque bem à vista o prêmio e a urna onde os participantes devem colocar os cupons.

Antes do lançamento da promoção, não se esqueça de criar uma forma de controlar e acompanhar os resultados. Estas informações serão valiosas para as futuras estratégias e planejamentos. 

 

Fonte: Blog do Varejo

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