FCDL Notícias

Como criar um plano de ação empresarial em meio à crise?

Especialista aponta uma série de questionamento que ajudam o empresário a construir um plano de ação efetivo para a atual crise causada pela pandemia

A atual situação causada pelo coronavírus (COVID-19) em que o país e o mundo se encontram traz uma certa insegurança para a estabilidade de empreendimentos e, de fato, a instabilidade nesta conjuntura é praticamente inevitável. Por tanto encontrar soluções para a circunstância vigente e programar a recuperação dos negócios para quando a pandemia tiver seu fim são ações de notáveis importâncias.

Por isso, Marcus Marques, mentor referência em gestão para pequenas e médias empresas, reforça que toda essa situação é uma fase transitória e os empreendedores devem se preparar para uma recuperação do mercado. Neste cenário, o mentor recomenda que os empreendedores, antes de traçar planos de ação, façam os seguintes questionamento:

1. O que pode ser feito para que as vendas da empresa não sofram tanto impacto?

2. É possível adaptar o dia a dia da empresa para o ambiente online?

3. Quais novos serviços ou produtos podem ser criados para a otimização do desempenho da empresa no atual momento de crise?

4. É possível reduzir os gastos?

5. Como excluir, de imediato, itens não essenciais fazendo uma reavaliação dos orçamentos?

6. Reduzir salários, temporariamente, é uma opção para a otimização do orçamento?

7. Quais são os produtos que mais oferecem estabilidade para a empresa e que podem ser o foco estratégico dos negócios na atual situação? Quais os serviços que mais representam o retorno financeiro?

8. Os colaboradores estão preparados para essa situação?

Além da reflexão e ideias que os questionamentos trazem para o empreendedor direcionando-o a um plano de ação, é importante, para o rendimento da empresa e dos colaboradores, a segurança de todos. Por isso em situações como essa é significativo considerar a possibilidade do home office, o que requer o total comprometimento dos envolvidos no processo. Mas, caso seja essencial a presença dos colaboradores para que os negócios funcionam, como empresas de varejo e fábricas, é relevante desenvolver uma escala, um plantão, ou até mesmo antecipar férias individuais ou coletivas.

Para que o empreendedor alcance, nesse momento, um bom rendimento de seus colaboradores e a maior otimização dos seus recursos empresariais, é necessário que ele tenha o plano de ação bem estruturado a partir de perguntas como essas listadas acima, faça parte da execução do negócio no dia a dia e monitore as ocorrências. Também é necessário que ele seja o grande exemplo para todos os funcionários mantendo a calma e sendo transparente nas suas tomadas de decisões, raciocinando novas estratégias, revendo projetos, processos e investimentos.

Mas, entre todas as dicas e questionamentos que ajudam o empresário a se planejar para manter seus negócios ativos nesse momento de crise, a de maior importância é bão se desperar. Segundo Marques, situações como são boas oportunidades para novar e repensar novas estratégias empresariais. 

 

Fonte: Administradores.Com

FCDL Notícias
  • Consumidores estão mais abertos ao consumo de marcas locais

    Continue lendo Clique e leia
  • Como as PMEs estão transformando o sistema bancário

    Continue lendo Clique e leia
  • Saiba realizar promoções de forma mais rápida e sem erros

    Continue lendo Clique e leia
  • Falta de produtos na gôndola e no estoque são principais causas de perdas de vendas no varejo

    Continue lendo Clique e leia
  • Black Friday: 5 formas de usar o pós-venda para fidelizar o consumidor

    Continue lendo Clique e leia
  • Lojas Renner celebra nova coleção com campanha produzida pela Suno Paim

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais