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Como diminuir os custos de logística e transporte em empresas?
Um dos maiores desafios em todas as empresas, ao se tratar de logística e
transporte, são os custos de uma entrega ágil. Na logística o tema mais
solicitado em projetos tem sido a redução de gastos.
Todas as empresas visam reduzir custos para aumentar os lucros, mas é
fundamental manter a qualidade e o padrão da companhia. Considerando
os desafios que todos os negócios têm vivido no Brasil com a crise
econômica e impostos, esse seria mais um bom motivo para aplicar um
projeto de melhoria e redução de custos.
Tratando-se de transporte e logística interna, desenvolvemos projetos e
estratégias que foram eficazes e produtivos, com rápido retorno do
investimento aplicado.
Grande parte das empresas falha nos processos de logística e operação
por não analisarem os gastos, estimativa de retorno, infraestrutura,
produto de atuação e exigências, praça de atuação e controle interno,
entre outros fatores. Isso leva a grande maioria a não obter lucro e é aí
que começa o problema da operação, o desespero em lucrar e ações
indevidas para reduzir custos, levando a risco de processos e multas.
Etapas a serem analisada na logística e transporte para redução de custo
com aumento da qualidade e clientes:
Custos de transporte: para o transporte é fundamental levar em conta a
regra de negócio do cliente, área de atuação e região. O estado em
questão é fundamental, pois unidade da federação possui sua
regulamentação, pedágios e rotas especificas, entre outros, o que impacta
nos custos dos transportes.
Devemos também analisar o produto a ser transportado, pois
dependendo do item podem ser necessários o rastreamento, escolta, uso
caminhões novos e outras exigências. Mesmo neste cenário é possível
atuar e reduzir os custos do transporte, elevando os lucros, bastando para
isso saber aplicar uma boa regra de negócio dentro da regulamentação e
dos padrões do cliente.
Esse item é muito importante, porque é aqui que encontramos muitos
gargalos nas empresas. Muitas não possuem controle interno,
indicadores, metas, processo, visão do futuro e não pensam fora da caixa,
sendo aí que surgem as falhas na empresa e o bloqueio do crescimento.
Custos operacionais: alguns dos principais custos operacionais são:
produto; preço; falta de procedimento; estoque sem controle; transporte
irregular; motoristas não comprometidos; desvios; gasto abusivo;
equipamentos sem manutenção ou, em muitos casos, quebrados e sem
uso; armazenamento errado, levando a perda da mercadoria; demora na
entrega do produto ao cliente final; multas; riscos operacionais; acidente
por falta de EPI (equipamento de proteção individual); desvio de impostos
entre outros.
É fundamental reduzir, mas da forma correta, mantendo padrões e
seguindo a regulamentação.
Pontos de atenção pelos quais hoje somos muito procurados para
desenvolver projetos:
1 – Falta de controle interno/ indicadores;
2 – Falta de controle de estoque (FIFO não aplicado) e seguro de
mercadoria;
3 – Falta de manutenção de equipamentos e transportes;
4 – Armazenamento indevido;
5 – Falta de modelo ou regra de negócio definido;
6 – Falta de evolução e inovação;
7 – Falha no alinhamento de setores;
8 – Produtos/serviços fora do prazo;
9 – Destinação de resíduos indevido;
10 – Acidente de trabalho por falta de equipamento ou riscos interno;
11 – Mão-de-obra não produtiva;
12 – Falha na comunicação interna e externa.
Esses foram alguns itens solucionados com sucesso em empresas, com
foco na redução de custos nos segmentos de transporte e logística. É
importante considerar que a proposta de projeto muda de acordo com a
empresa e com o produto, mas em todas é possível aplicar melhorias e
expandir negócios.
Fonte: Portal Mercado & Consumo