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Como divulgar o WhatsApp do varejo com sucesso?

Se você está tendo dificuldades para divulgar o WhatsApp do seu varejo e está em busca de aumentar o engajamento dos seus clientes por essa ferramenta, você está no lugar certo. Afinal, já faz tempo que o WhatsApp deixou de ser uma simples ferramenta de troca de mensagens entre amigos. Hoje, ele é uma poderosa plataforma para as empresas se comunicarem com seus clientes.

Inclusive, para ter noção do quão importante essa ferramenta pode ser para o seu negócio, segundo a pesquisa Mensageria no Brasil – Fevereiro 2020, publicada pela Panorama Mobile Time/ Opinion Box, pelo menos 76% dos brasileiros já usaram o WhatsApp para interagir com marcas.

Dessa forma, podemos entender que as empresas que utilizam de forma adequada o WhatsApp e conseguem se comunicar com os seus clientes via essa ferramenta saem na frente das daquelas que não se desenvolveram nesse quesito.

Porém, como fazer com que haja um bom engajamento dos seus clientes para que eles entrem em contato com a sua marca via WhatsApp? Acreditamos que o primeiro passo é saber as melhores formas de divulgar o WhatsApp do seu negócio de maneira assertiva e efetiva. Afinal, para que a comunicação com o seu cliente seja assertiva por essa ferramenta, é ele quem deve dar o primeiro passo e começar a conversa com a empresa.

Entenda os principais motivos de divulgar o WhatsApp – e deixe-os muito claros para o seu cliente

Como comentamos rapidamente acima, é o cliente que deve começar uma conversa com o WhatsApp do seu supermercado para que a comunicação entre vocês seja positiva. Então, é hora de se colocar no lugar deste cliente.

Pense da seguinte forma:

Se você estivesse no lugar do cliente, por quais motivos você começaria uma conversa no WhatsApp com uma marca?

As respostas podem ser variadas, porém, existe algo que não muda: é importante que a marca envie conteúdos de qualidade via WhatsApp.

Quais os benefícios de fazer uma boa gestão do WhatsApp?

Você, como varejista, deve compreender quais são os principais benefícios de ter um canal de WhatsApp relevante. Assim sendo, lembre-se que essa plataforma é uma maneira de você criar um relacionamento diário com o seu cliente.

Dentre os conteúdos que você pode enviar por este canal, destaque para:

Ofertas exclusivas;

Conteúdos educativos relevantes, como receitas e dicas que despertarão o interesse e a curiosidade do cliente;

Informações variadas relacionadas à mudanças no horário de funcionamento, inaugurações e/ou campanhas especiais;

Produtos novos que acabaram de chegar no mercado e/ou produtos que já faziam parte do seu mix, mas que estão em promoção, e muito mais.

Entenda que o WhatsApp é mais um canal de comunicação entre você e o seu cliente. Ele está presente nos celulares de 99% das pessoas e deve fazer parte da sua estratégia de marketing.

Porém, para que você tenha sucesso nessa plataforma, é muito importante criar estratégias para os seus clientes adicionem o número de WhatsApp do seu negócio. É isso que vamos sugerir abaixo.

5 dicas para divulgar o WhatsApp do seu varejo

1. Divulgar o QR Code e o número do WhatsApp na loja

Para divulgar o WhatsApp do seu supermercado, lembre-se de acrescentar o QR Code e o número do WhatsApp em todos os materiais da sua loja.

Você pode criar uma placa de acrílico e deixá-la exposta nos caixas, assim como na entrada do seu supermercado. Também, acrescente essas informações no seu encarte, panfletos e demais materiais de comunicação.

Além disso, ao acrescentar essas informações, coloque uma chamada convincente para os seus clientes terem vontade de adicionar o WhatsApp do seu supermercado. Por exemplo: “Adicione o [nome da loja] no WhatsApp, nos dê um ‘oi’ por lá e receba ofertas exclusivas!”

2. Contar com o apoio dos colaboradores para divulgarem o WhatsApp

Além de divulgar o WhatsApp via materiais na sua loja, lembre-se que é muito importante contar com um time engajado, que entenda a importância do WhatsApp para o seu negócio.

Por isso, reforce aos seus operadores de caixa e demais funcionários sobre o papel que eles têm em divulgar o WhatsApp. Na hora que o cliente estiver passando o produto no caixa, o profissional pode falar rapidamente sobre o WhatsApp, citando as vantagens que o cliente terá caso se comunique com a loja por este canal.

3. Divulgar o WhatsApp via SMS e demais canais diretos

Outra dica importante para ter sucesso na hora de divulgar o WhatsApp do seu varejo é utilizar outros meios de comunicação diretos para fazer essa disseminação. Um que pode trazer muitos resultados instantâneos é o SMS.

De rápida leitura e altamente objetivo, o SMS oferece: entrega imediata, leitura de no máximo 3 minutos e taxa de abertura que chega a até 98%. Basta preparar mensagens assertivas, que despertem a curiosidade e o senso de urgência aos clientes. Assim, você terá ótimas chances de aumentar o engajamento do WhatsApp do seu supermercado.

Por exemplo: “Quer ofertas exclusivas? Então fale com [nome da loja] via WhatsApp e fique por dentro das novidades! Adicione nosso número/acesse o link e nos dê um ‘oi’”

4. Postar um conteúdo interessante nas redes sociais e instigar as pessoas para adicionarem o WhatsApp para saberem mais sobre o assunto

Outra forma de divulgar o WhatsApp é instigando a curiosidade dos seus clientes via redes sociais. Você pode, por exemplo, postar a foto de uma receita deliciosa nas suas redes e, na legenda, acrescentar algo como:

“Quer saber como preparar esse prato? Então acesse o nosso link do WhatsApp/adicione o nosso número e tenha acesso a esse e muitos outros conteúdos exclusivos”.

5. Criar um sorteio em que uma das regras é a pessoa comunicar-se com a sua loja via WhatsApp

Além dos conteúdos educativos e que despertam o interesse e a curiosidade dos clientes, você pode apostar em sorteios para aumentar o engajamento do seu WhatsApp.

Como fazer isso?

Na hora de criar as regras para o sorteio, basta acrescentar uma que seja relacionada com o WhatsApp. Por exemplo: “Para participar do sorteio, você deve nos chamar no WhatsApp e mandar a mensagem ‘quero participar’”.

 

Fonte: Gestão de Clientes

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