FCDL Notícias

Como driblar as dificuldades de um negócio sazonal

Qualquer empreendedor enfrenta uma série de desafios no dia a dia, independente do segmento em que atua. E quando o negócio é regido pela sazonalidade, esse quesito parece aumentar. Mas a solução para essa questão é inovar, segundo o CEO da rede de franquia de sorvetes Nhô Sorvetes, Paulo Yossimi, que lida com a queda nas vendas quando as temperaturas caem. O empreendedor elencou cinco dicas para ajudar os empresários a manterem a estabilidade da empresa o ano inteiro. Confira:

1-Invista em novidades e movimento

Em determinadas épocas, o fluxo de clientes diminui. Então, já que ele não vem até você, uma saída é ir até ele. Muitos negócios estão diversificando o modelo de atuação, como os formatos móveis, por exemplo, que possibilitam ir em diversos locais e com isso atrair mais pessoas.

2-Aposte sempre no bom atendimento

Criar um bom relacionamento com a clientela é essencial para minimizar a queda brusca de consumo. E para isso, é importante atender bem e se manter presente. Oferecer algo em troca de uma divulgação ou indicação, manter as redes sociais atualizadas e, responder em tempo real as críticas e sugestões ajudam na fidelização.

3-Crie promoções

Promover vantagens, como oferecer um vale-presente para que o cliente ganhe algo no aniversário, ou proporcionar cupons de desconto em determinadas épocas, ou situações, ajudam a alavancar as vendas.

4- Diversifique o produto ou serviço

Incrementar o mix de produtos e serviços permitem ampliar a atuação do negócio. Afinal, em determinados períodos do ano, as vendas de certos produtos e serviços aumentam, como chocolate quente no inverno e sorvete no verão. Mas para não depender de um item sazonal, o segredo é diversificar.

5. Planeje as finanças

Por último e, talvez a mais importante das dicas, é ter uma reserva financeira. A queda no faturamento em determinados períodos deve ser esperada. Por isso, o planejamento é essencial. Aumentar o capital de giro e diminuir as despesas nos momentos sazonais colaboram com a saúde do negócio.

Fonte: Portal Varejista

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais