FCDL Notícias

Como escolher a ferramenta de gestão ideal para o seu negócio

Como anda sua interação com ferramentas gerenciais como lean startup, business model canvas, inbound marketing, just in time, PDCA, entre outras? Se você simplesmente não sabe responder a essa pergunta, fique calmo: sua empresa provavelmente não precisa de muitas delas; além disso, entre as soluções realmente úteis, há muito o que ser pensado antes de investir em determinado software ou aplicativo. Será que elas atenderão as suas necessidades específicas?

Uma das situações mais comuns nas empresas é a aplicação de boas ferramentas em situações erradas ou sem o devido cuidado. Ou ainda: a adoção de soluções ultrapassadas na tentativa de solucionar problemas absolutamente novos. De acordo com Eline Cavalcanti, CEO da Elfus, consultoria em gestão organizacional especialista em negócios educacionais e e-Learning, o primeiro passo a ser dado na busca por ferramentas de gestão eficazes e ajustadas à realidade da empresa está na tomada de consciência acerca do “problema” a ser resolvido. “É preciso efetivamente diagnosticar a realidade organizacional e entender de que maneira uma ferramenta de gestão poderia ajudar. Este processo de seleção é essencial”, afirma a executiva.

Em função disso, identificar, escolher, aplicar e avaliar os resultados das ferramentas gerenciais é um processo estratégico para quem empreende. Aqui estão quatro dicas definitivas para escolher uma ferramenta de gestão para a sua empresa:

1. Diagnóstico

Antes de começar a conhecer algumas das soluções que o mercado oferece, é fundamental entender o problema e identificar a situação. Não subestime a importância do diagnóstico: há muita gente que, conhece uma determinada ferramenta, fica encatada com as funcionalidades, e depois fica procurando problemas para aplicar a solução.

2. Cada caso é um caso

Ao implantar determinada ferramenta gerencial lembre-se que cada realidade organizacional é única e, sendo assim, alguns (ou diversos) ajustes serão necessários para que os resultados projetados sejam alcançados.

3. Invista em comunicação

Não adianta investir tempo e dinheiro escolhendo a melhor ferramenta de gestão se as pessoas não estiverem engajadas em extrair o máximo daquela solução. Portanto, invista em comunicação junto ao público interno e explique de maneira clara e didática os ganhos que a empresa terá com a utilização daquele software ou aplicativo.

4. Parametrize

Além de acompanhar de perto a implementação de determinada ferramenta, o gestor organizacional deve constantemente medir o ROI e parametrizar o processo. De que maneira você terá certeza de que aquilo está dando certo?

Eline Cavalcanti, da Elfus, arremata: “Os desafios organizacionais que encaramos no dia a dia são muito complexos para negligenciarmos a forma como selecionamos e aplicamos as ferramentas gerenciais”.

Fonte: Portal Newtrade

FCDL Notícias
  • Como a digitalização dos meios de pagamento pode impactar no negócio

    Continue lendo Clique e leia
  • Omnichannel: transformando a gestão de estoque

    Continue lendo Clique e leia
  • Caminhos para uma boa reputação: como atender às expectativas do consumidor?

    Continue lendo Clique e leia
  • As oportunidades e desafios do social commerce no Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • 34% das redes regionais não investiram em tecnologia

    Continue lendo Clique e leia
  • O compliance digital no contexto das pequenas e médias empresas

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais