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Como fazer a equipe de vendas entender e vender os diferenciais da sua loja?

Fazer sua equipe entender os diferenciais da sua loja é o primeiro passo
para fazê-la “vender” esses diferenciais aos clientes. Em qualquer negócio
uma empresa só atingirá o resultado que deseja quando sua equipe
estiver não apenas alinhada aos seus ideais, mas também souber
exatamente quais são seus diferenciais em relação à concorrência.

No varejo, essa necessidade é ainda maior. Afinal, os vendedores lidam
diretamente com os clientes. Consequentemente, são eles os
encarregados por transmitir os benefícios e valores da empresa aos
consumidores – coisas que fazem toda a diferença na experiência do
cliente e também nos resultados de vendas.

Sabendo da importância desse tema, apresentamos a seguir seis dicas
para você fazer a sua equipe entender os diferenciais da sua loja.

6 dicas para fazer a equipe entender os diferenciais da sua loja

Dica #1: Estabeleça uma cultura organizacional forte

Cultura organizacional é a combinação entre missão, valores, objetivos e
políticas internas e externas de uma empresa. Esse combo, aliás, também
ajuda a definir os elementos que diferenciam uma empresa das demais.
Portanto, fortalecer sua cultura organizacional é uma das chaves para
fazer sua equipe entender os diferenciais da sua loja.

Dica #2: Como líder, você deve ser um exemplo a ser seguido

Ainda falando sobre cultura, verdade seja dita: definir valores essenciais e
não cumpri-los pode ser pior do que não estabelecer nenhum valor! Um
líder sempre vai servir de referência à equipe. De nada adiante pedir para
seus colaboradores que ajam de certa forma e mantenham uma conduta
profissional, respeitando prazos e os clientes, se você não fizer o mesmo.

Um líder que mostra à sua equipe que é um exemplo a ser seguido e
cumpre todas suas promessas incentiva os funcionários a trabalharem
melhor. Além disso, ele os inspira a manterem os valores da empresa
vivos. Por isso, mantenha-se fiel aos seus valores e aos valores da sua
empresa. Agindo dessa forma, seus colaboradores farão o mesmo.

Dica #3: Repasse os valores e os diferenciais da empresa utilizando
treinamentos e orientações

Deseja que a sua equipe reconheça os valores e saiba como destacar os
diferenciais da sua loja? Então, invista em treinamento! Afinal, um simples
e-mail explicando qual é o posicionamento da empresa e seus diferenciais
não é, nem de longe, o suficiente para engajar seus colaboradores na sua
causa. Porém, por outro lado, bons treinamentos transmitem o
compromisso da loja com os clientes e com os funcionários.

Dica #4: Reconheça e recompense os colaboradores que “vestem a
camisa”

Um funcionário comprometido com os valores da empresa, capacitado e
disposto a mostrar o diferencial do seu negócio para os clientes é alguém
que você deve valorizar. Não apenas porque colaboradores que trabalham
dessa forma trazem bons resultados, mas também porque incentivam os
colegas. Afinal, a partir do momento que sua equipe perceber que quem
está realizando um bom trabalho é recompensado, todos os
colaboradores vão se esforçar mais para também serem reconhecidos.

Isso, por sua vez, fará a diferença no trabalho de fazer sua equipe
entender os diferenciais da sua loja! Afinal, diferenciais não precisam
necessariamente ter a ver com os produtos que você vende ou com os
serviços que oferece; também podem ter a ver com a cultura
organizacional e com o ambiente de trabalho.

Dica #5: Não mantenha funcionários que não se encaixam nos valores da
sua empresa

Demitir pessoas talvez seja a parte mais ingrata do trabalho de todo
líder/gestor. Porém, tão importante quanto recompensar os bons
funcionários, é cortar o vínculo com aqueles que prejudicam os resultados
da sua empresa e que também se mostram uma má influência para os
outros colaboradores.

Cada funcionário representa a sua empresa. Cada um deles é responsável
por comunicar ao mercado os valores, a missão, os ideais e os diferenciais
do seu negócio. Por isso, adiar o encerramento de uma parceria pode ser
muito prejudicial à sua loja e, ainda, mostra aos demais profissionais da
sua equipe que por mais que existam diferenciais em sua loja em questões
como atendimento, mix de produtos e serviços, há problemas de gestão
que podem prejudicar os resultados. Não é o que você quer, é?

Dica #6: Deixe seus valores claros desde o processo de recrutamento e
seleção

Quer mesmo que a equipe entenda os diferenciais da sua loja? Portanto,
fale sobre isso com eles já no processo de recrutamento e seleção! Assim,
você aumenta as chances de contratar profissionais alinhados aos valores
da sua empresa e facilita seu trabalho de disseminação da cultura
organizacional construída. O mesmo vale para o contato com o cliente.
Estimule seus colaboradores a serem claros e mostrarem o valor da
negociação desde o primeiro instante. É isso que molda a experiência do
cliente.

Fonte: Blog do Varejo

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