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Como fidelizar os novos consumidores pós-Black Friday

As vendas em datas comemorativas aumentam. E também os custos em marketing. Os descontos e promoções que foram aplicados para atrair novos consumidores podem não ter impactos negativos em seu negócio, mas com certeza diminui a sua margem de lucro. A verdadeira medida do sucesso, especialmente em datas comemorativas, é transformar clientes novos em recorrentes.

É mais barato tentar fidelizar os clientes que já compraram pelo menos uma vez em sua loja do que tentar captar novos consumidores todas as vezes. Dessa forma, vou fornecer algumas dicas para o seu e-commerce fidelizar os clientes.

Programas de fidelidade

Os consumidores são atraídos em datas comemorativas, especialmente naquelas de grandes descontos, como Black Friday. A dura realidade é que sua loja é apenas mais uma das milhares que os consumidores visitaram durante o período de promoção e que, eventualmente, compraram algo devido aos bons preços ou condições.

É por isso que os consumidores que compram durante as datas como Black Friday possuem ligações muito menores com a sua loja do que aqueles que realmente se encantaram pelos produtos disponibilizados.

Presenteio seus consumidores de datas com convites de programas de fidelidade. Claro, ofereça recompensas que valham a pena para estes consumidores e que os faça ter mais um motivo para voltar a comprar em seu e-commerce.

Gigantes como a Sephora trazem programas de afiliados com pontos à cada compra. Neste caso, podem eventualmente ser trocados por brindes como bolsinhas e amostras grátis de marcas desejadas.

O objetivo do programa de fidelidade é simples:

Compras mais frequentes

Maior ticket médio à cada compra

Incentive novas compras em menos tempo

Seu objetivo pós-datas comemorativas é acelerar o tempo que leva para o consumidor realizar uma nova compra.

O tempo pode variar de produto, loja e oferta. Alguns estudos encorajam que o ideal é que uma nova compra seja feita em menos de 45 dias.

Para isso, utilize dos recursos pós-compras. Além de oferecer cupons de desconto para a primeira compra, por meio de e-mails marketing sua loja pode reimpactar o consumidor com ofertas de cupons novos ou até mesmo acumulativos conforme o maior número de compras realizadas.

Ofereça descontos e promoções que só podem ser utilizadas após as datas comemorativas. Além disso, se utilize de novos feriados para fazer o call to action para uma nova aquisição.

Lembre-se que os consumidores da Black Friday podem não estar acostumados com seu catálogo de produtos, personalidade e impactos sociais que sua loja tem. Procure oferecer novos produtos e informar sobre a sua loja para haver uma identificação.

Mas, cuidado para não direcionar campanhas erradas. Encaminhar produtos já adquiridos pelo consumidor por preços menores pode ter o efeito contrário — e causar revolta nos consumidores.

O que incentiva a fidelização?

Com diversas lojas para o seu e-commerce competir, a fidelização é um passo difícil para muitas marcas. Afinal, especialmente durante a Black Friday e datas cujos preços são os grandes atrativos, os consumidores estão à procura apenas de boas oportunidades para si.

O grande diferencial que sua loja pode ter é na hora de se comunicar com o consumidor no momento pós-compra.

Listei 5 fatores que precisam de maior atenção quando o objetivo é a fidelização:

Atende às necessidades;

Sente-se parte de um todo / participação;

Experiência do consumidor;

Atende às expectativas do consumidor;

Recompensas e benefícios.

Os consumidores gostam de personalização e sentem-se mais próximos das lojas que sabem entregar mensagens personalizadas.

E por personalização entende-se quatro pontos: entregar a mensagem certa, para o consumidor certo, no momento certo e pelo canal certo.

A fidelização pós-Black Friday

As grandes oportunidades oferecidas durante a Black Friday são ótimas maneiras de captas novos clientes para o seu negócio. Oferecer bons descontos e condições, como parcelamento ou frete grátis, já são ótimas maneiras de converter consumidores.

Capte novos clientes durante os períodos que eles anseiam pelas compras online. Em seguida, elabore estratégias para fidelizar estes clientes que fazem parte da sua lista de e-mails com programas de fidelização, mensagens e promoções personalizadas.

* Por Thiago Sarraf, especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. 

 

Fonte: E-commerce Brasil

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