FCDL Notícias

Como identificar a satisfação do cliente e usar isso a favor do marketing

Para qualquer negócio a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso. Assim, saber como aliar isso ao marketing é uma estratégia muito eficiente.

De maneira geral as empresas que conseguem atender às necessidades dos seus clientes e fazer com que eles sintam-se totalmente satisfeitos com os produtos e serviços, conseguem também gerar mais receitas.

Com isso torna-se mais fácil passar pelos momentos de crise econômica e até mesmo se desenvolver enquanto muitos outros negócios acabam encerrando as suas atividades. Sendo assim, garantir a satisfação total do cliente deve ser uma prioridade para todas as empresas que desejam conquistar um espaço no mercado, bem como o reconhecimento dos seus clientes.

Neste artigo você vai ver algumas dicas de quais ferramentas usar para identificar a satisfação do cliente e usar isso a favor do marketing da sua empresa, confira!

Para identificar a satisfação dos clientes, acompanhe a opinião deles

Uma das melhores propagandas para qualquer negócio é a opinião dos seus próprios clientes. Isso porque quando eles ficam satisfeitos, acabam comprando novamente e estimulando muitas outras pessoas a comprarem também.

Além disso a opinião que eles deixam em sites e redes sociais tem uma grande influência nas compras feitas por outros consumidores, que muitas vezes buscam por opiniões diferentes antes de fechar negócio.

Por isso saiba como usar essas avaliações online ao seu favor. Então estimule os clientes a opinar sobre os produtos e serviços consumidos, para que isso sirva de estímulo às outras pessoas.

Mas além de funcionar como estratégia de marketing essas opiniões também devem ser usadas como parâmetro para saber se a sua empresa está no caminho certo. Então, quando há muito mais comentários positivos do que negativos, significa que o seu negócio vai bem; e a satisfação dos clientes está em um bom nível.

Por isso monitore tanto o seu próprio site e mídias sociais quanto outros sites usados para cadastrar reclamações e opiniões. Procure incluir no seu site um local próprio onde os consumidores possam opinar e, estimule-os a fazer isso por meio de e-mails ou até concedendo cupons de desconto e outras estratégias. E se sua empresa ainda não possui um site, é de fundamental importância criar um site, pois isso ajuda na satisfação do cliente a favor do Marketing.

Feedback espontâneo

Uma outra maneira de mensurar a satisfação do seu cliente é por meio de canais de feedback espontâneo. Isso é feito de várias maneiras, como por meio de ligações, chat ao vivo, e-mail e até WhatsApp e redes sociais. Tudo vai depender do perfil do seu negócio e dos seus clientes.

No entanto para que os dados possam ser recolhidos e interpretados adequadamente é necessário que haja colaboradores preparados para receber o feedback.

Feito isso você pode usar algumas opiniões relevantes como forma de propaganda transformando-as em depoimentos. Você pode inclusive incluir um espaço específico para eles no site da sua empresa.

Os depoimentos são uma estratégia valiosa para construir uma imagem positiva da empresa diante dos clientes em potencial que necessitam desenvolver uma relação de confiança.

Pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são muito usadas já há muito tempo tanto por negócios físicos quanto por aqueles que atuam por meio da internet. Esse tipo de pesquisa é uma maneira simples e rápida de avaliar de forma direta o nível de satisfação dos clientes. Nelas é possível incluir algumas perguntas bem diretas, com opções de resposta simples e também direcionadas.

A grande vantagem da criação de pesquisas é que com elas você avalia os pontos específicos, ou seja, você vai diretamente nos aspectos da empresa que te interessam. Dessa forma é possível corrigir falhas existentes e até mesmo desenvolver novos produtos e serviços de acordo com as necessidades e expectativas específicas do seu público.

Uma das vantagens das pesquisas de satisfação é que elas podem ser aplicadas de várias maneiras e, existem aplicativos gratuitos para cria-las e analisá-las. Além de avaliar os clientes que fecharam compras, a empresa deve se dedicar também a conversar com aqueles que não compraram, buscando saber quais são os motivos disso.

Ações de fidelização

Uma ótima maneira de utilizar a satisfação dos clientes a favor da empresa é promovendo ações de fidelização no pós venda. Ou seja, os clientes satisfeitos devem ser bem tratados para que seja criada uma relação positiva entre o negócio e o consumidor.

Portanto é importante investir em estratégias que façam com que o seu cliente volte a consumir um produto da sua empresa, mantendo assim o nível de satisfação dele sempre elevado.

Nesse sentido uma estratégia muito utilizada é o envio constante de cupons de desconto, seja em datas comemorativas ou após um determinado período sem que o consumidor visite a sua página.

A criação de um programa de fidelidade pode ser também muito interessante para manter o contato e o relacionamento com esses consumidores interessados no seu negócio. Aposte na fidelização aproximando-se às pessoas sobretudo por meio das redes sociais, como o Instagram, Facebook e Twitter.

Com as pesquisas em mãos é muito importante analisar os resultados, perceber falhas e estabelecer estratégias eficientes para que elas sejam corrigidas rapidamente, buscando sempre elevar o nível de satisfação do cliente.

Invista em um bom canal de atendimento ao cliente

Uma das coisas que mais contribuem para a satisfação do cliente é o bom atendimento. Uma pessoa bem tratada provavelmente estará mais satisfeita, tendo assim mais estímulo para comprar.

Por isso por meio de um bom canal de atendimento ao cliente é possível desenvolver um bom relacionamento, gerando maior confiança e satisfação. Isso vale tanto para a solução de dúvidas, problemas ou para o pós venda. Inclusive o pós venda tem um papel fundamental na fidelização. 

Atualmente existem algumas plataformas voltadas para a fidelização do cliente e, é possível contratar esse tipo de serviço especializado.

Reduzir as filas

A redução de filas é algo essencial tanto em lojas físicas quanto para os atendimentos online, pelo qual o cliente deve esperar para ser atendido. Diante do cenário da pandemia de Covid-19, a redução de filas em lojas físicas é primordial para reduzir as chances de contágio. Mas além disso é necessário sempre pensar no cliente que, apesar de ter interesse em adquirir o produto, também possui seus compromissos e não pode perder tempo.

Um tempo de espera longo pode fazer com que o cliente crie uma imagem negativa da empresa, e levá-lo até mesmo a desistir da compra. O mesmo acontece para os atendimentos no pós venda, visto que se o cliente tiver que passar por um longo tempo de espera ele vai acabar ficando insatisfeito com a empresa. Sendo assim na medida do possível disponibilize um número de colaboradores compatível com a sua demanda, para que o tempo de espera em filas seja reduzido.

Conclusão

Identificar o nível de satisfação dos clientes é primordial para analisar o desempenho da empresa, identificar problemas e fazer a correção deles.

Essa análise pode ser realizada de diferentes maneiras, como:

– Pesquisas de satisfação;

– Opiniões dos clientes deixadas no site e mídias sociais;

– Mecanismos de feedback espontâneo;

– Índice de reclamações.

Com essas informações em mãos é necessário saber exatamente como usá-las ao favor do seu negócio para identificar problemas, corrigir as falhas e também para desenvolver novos serviços e produtos. Dessa forma, garantindo um bom nível de satisfação dos seus consumidores é possível desenvolver e manter um bom relacionamento, estimulando assim as vendas e elevando o seu faturamento.

 

Fonte: Blog Listen X 

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais