FCDL Notícias

Como lidar com o marketing da sua empresa durante a crise

É recomendável que se pense no curto, médio e longo prazo

A pandemia do novo coronavírus trouxe um cenário de instabilidade e incertezas para as empresas. Muitos negócios tiveram de partir para adaptações rápidas, como aderir ao e-commerce. E, quando se trata do marketing, existem ainda muitas dúvidas.

O site Entrepreneur aconselha a estabelecer três pensamentos, de curto, médio e longo prazos, para estipular diretrizes durante o período de crise. O portal ainda reitera que, ainda que não exista um receita para resolver todos os problemas, alguns princípios e conceitos podem ser aplicados por qualquer empresa durante um período difícil. Confira:

Estratégias a curto prazo

No marketing, o curto prazo engloba um período que vai de um a três meses. Provavelmente, esse será o intervalo em que a empresa sofrerá os maiores impactos da crise. Dependendo do nicho do negócio, o efeito poderá ser negativo ou positivo. De início, a principal dica é investir em mudanças fáceis: propaganda em mídias sociais, melhorias nas ferramentas de busca, vídeos e outras formas de se promover pela internet.

Muitos estabelecimentos vêm tendo retornos positivos de ações feitas digitalmente. Restaurantes que estão utilizando sistemas de delivery, por exemplo, aprimoraram ferramentas em seu site e posts em redes sociais.

Uma boa dica é se atentar no que irá funcionar para sua empresa em termos de vendas. Invista na promoção de produtos de que as pessoas de fato estejam precisando e que tenham maior demanda, e procure diminuir a produção daqueles que provavelmente não irão vender tanto.

Estratégias a médio prazo

Para estabelecer soluções para o médio prazo, projete para um período de três a nove meses. Foque na produção que sofrerá os maiores impactos devido à desaceleração da economia. Esteja preparado para um retorno mais baixo neste momento.

Aproveite para investir em publicidade a fim de aumentar suas vendas neste período. Assim, você manterá um alto volume mesmo que isso signifique gerar menos lucro. Isso garante que sua empresa sobreviva.

Estratégias a longo prazo

O longo prazo do marketing vai de um a três anos. Como não é possível prever os impactos futuros do novo coronavírus, é recomendável que não se façam planos estendidos para um período tão longo. As medidas devem ser tomadas conforme o avanço da crise.

O mais importante neste momento é não entrar em pânico. Tome decisões racionais baseadas em números e dados e invista em uma boa ação de marketing para garantir a sobrevivência do seu negócio até o final das turbulências. 

 

Fonte: Revista Pequenas Empregas & Grandes Negócios

FCDL Notícias
  • Valter Kohler é eleito novo presidente da CDL Brusque

    Continue lendo Clique e leia
  • Secretaria de Estado da Fazenda atende demanda da FCDL/SC

    Continue lendo Clique e leia
  • Superintendente Jurídico participa de reunião do Comitê Legislativo da CNDL aonde foram debatidas questões ligadas à Reforma Tributária

    Continue lendo Clique e leia
  • Senado aprova Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino

    Continue lendo Clique e leia
  • Convenção Nacional terá mega Feira Multisetorial na programação

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC participa de Sessão Solene em homenagem ao Dia Livre de Impostos

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais