FCDL Notícias

Como manter os colaboradores motivados e alinhados aos princípios da empresa?

A manutenção da saúde organizacional (também chamada de fit cultural) é um dos principais desafios das áreas de Recursos Humanos (RH) das empresas. Segundo Marcelo Nóbrega, Conselheiro para Inovação e Soluções em RH da HSPW (Healthy and Safe Place to Work), não é tarefa simples manter os colaboradores felizes, motivados e alinhados aos valores organizacionais. Isso se dá por diferentes razões, inclusive pela rápida ascensão do trabalho remoto nos últimos anos, que tem trazido felicidade para uns e angústia para outros, em maior ou menor medida.

“Cada empresa tem seu próprio ritmo e cultura e, dependendo do perfil da pessoa, há maior ou menor probabilidade de envolvimento e permanência na organização. Além de avaliar experiências e competências, é preciso identificar o quanto os objetivos, valores e ideais da empresa e do colaborador estão alinhados. A plataforma HSPW faz isso”, aponta o especialista.

O desenvolvimento de programas de desenvolvimento e engajamento são algumas das tarefas do RH. Dentro desta perspectiva, uma ferramenta que acompanha a saúde integral, com diagnósticos de saúde (física, mental, financeira e organizacional), em tempo real, é uma aliada, uma vez que acompanha as principais questões relacionadas a estes temas. Com isso, evita-se desgastes que podem muito bem ser prevenidos e endereçados no dia a dia da empresa, de forma simples e objetiva.

Por vezes, é já durante o processo seletivo que acontece um fenômeno chamado de rapport, que é a criação de uma conexão, na qual o profissional se identifica com os princípios, visão e missão da empresa, gerando um sentimento que faz com que ele “vista a camisa”. A ciência de dados e inteligência por trás da plataforma ajuda a apontar as discrepâncias entre o fit desejado e o fit calculado, em questões como nível de comprometimento, coerência, compartilhamento de informações, planejamento e execução, resolução de problemas, senso de propriedade, visão humana e trabalho com alegria.

Além de medir os comportamentos mais presentes nos funcionários, a ferramenta apresenta diariamente uma série de conteúdos interativos criados por profissionais reconhecidos, como Jairo Bouer e Glenda Kozlowski, capazes de promover a mudança de hábitos, e também ajuda na resolução dos problemas, por meio de uma rede de serviços de saúde associados.

 

Fonte:  Falando de Varejo

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais