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Como o Whatsapp pode aumentar a receita da sua loja

Encontrar formas de aumentar a receita é um trabalho recorrente para
todos os tipos de empresas. Será com o sucesso dessa estratégia adotada
que a loja pode investir em novas unidades, inovação e melhorar sua
estrutura.

Quando se fala em aumentar o faturamento certamente um dos primeiros
pensamentos é que novos clientes precisam ser atraídos.

Essa é sim uma forma válida, mas também existem outras maneiras que
podem contribuir no crescimento da sua loja.

No post de hoje vamos te mostrar como usar o Whatsapp pode contribuir
para o aumento das suas vendas.

Aumentar a receita com o uso do Whatsapp

Um relatório feito pelo site We Are Social em 2019 identificou que o
WhatsApp é a terceira rede social mais utilizada no Brasil.

Um outra pesquisa feita pelo Grupo Croma mostrou que ele é o aplicativo
mais acessado pelos brasileiros.

Com essas informações em mãos já é possível ter uma ideia dos resultados
que uma estratégia no WhatsApp pode trazer para a sua loja.

Além disso, é importante que você tenha objetivos bem definidos e toma
em alguns cuidados para que obter sucesso com essas ações.

Separamos os principais pontos fortes de utilizar o WhatsApp como um
canal de comunicação da sua empresa, confira!

Relacionamento com o consumidor

Empresas que buscam o sucesso precisam estar onde os seus clientes ou
possíveis clientes estão.

Como já foi falado, o WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas no
Brasil. Esse já é um forte indício que um trabalho bem feito nesse canal
pode contribuir para o aumento nas vendas.

Ter esse canal como uma opção de contato é bom para a sua empresa e
também para o cliente.

É importante lembrar que para o consumidor esse canal só será relevante
se você utilizá-lo corretamente. De nada irá adiantar ter esse meio de
comunicação e não responder os clientes, por exemplo.

Por isso, também é importante que você defina um horário de
atendimento para esse canal e o comunique para os clientes.

Com isso bem definido, sem dúvidas esse pode ser um dos canais mais
úteis e relevantes na sua estratégia de comunicação.
Você pode utilizar o canal para diversos tipos de ações, então também é
importante definir qual será a função dele.

Um canal para atendimento ao cliente é uma boa opção. Você pode
aproveitar para aplicar pesquisas de satisfação, comunicar novidades e
também aviso relevantes.

Outra ideia é utilizar como um canal de divulgação de ofertas, que
inclusive pode ser trabalhado de maneira segmentada.

Uma opção é nutrir o consumidor com conteúdos relacionados aos seus
produtos. No setor supermercadista pode ser feito o envio de receitas, por
exemplo.

Seja qual for o formato escolhido, certamente esse será um canal
interessante para a relação com o consumidor. Principalmente por ser um
aplicativo muito presente no dia a dia deles.

Mensuração de resultados

O uso de dados é fundamental para o desenvolvimento de uma estratégia
de sucesso.

Em primeiro lugar ele pode servir como base para a criação de uma ação,
influenciar na tomada de uma decisão e identificar oportunidades.

Além disso, você pode utilizar as informações de ações já realizadas para
aprimorar as suas próximas campanhas.

Muitos canais já oferecem a possibilidade de mensuração dos resultados e
hoje canais que não mostram esses dados têm perdido espaço.

Não é o caso do WhatsApp, que em sua plataforma de negócios oferece
estatísticas completas sobre o envio, recebimento e leitura.

É interessante também acompanhar a interação do público com as suas
mensagens. Dessa forma também é possível encontrar uma linguagem
mais apropriada e efetiva para esse canal.

Automatização de conteúdo

Mesmo que uma das razões de utilizar o WhatsApp seja criar um canal de
contato mais próximo com os clientes, automatizar algumas mensagens
também pode ser útil.

Mensagens automáticas podem ser de grande valor principalmente no
primeiro contato. Você pode deixar programada uma mensagem de boas
vindas, por exemplo, quando os clientes enviarem uma mensagem para o
seu número.

Para outras questões pontuais como envio de informações sobre horário
de funcionamento e métodos de pagamento, a automatização também
pode ser útil.

Ações segmentadas

Já é possível criar ações de comunicação segmentada em diversos canais e
no WhatsApp isso também é possível.
É claro que para criar esse tipo de ação você precisa ter um cadastro dos
seus clientes e identificar as compras deles.

Na momento de utilizar o WhatsApp também é importante que você tome
alguns cuidados importantes.

Em primeiro lugar é necessário que você peça permissão aos seus clientes
para enviar essas mensagens.

A compra de listas telefônicas, por exemplo, é uma prática que ainda
existe e que pode trazer diversos problemas para uma empresa. Algumas
empresas também já sofreram com processos por conta do envio de
mensagens em massa.

Então para que tudo funcione corretamente deixe seus clientes cientes
em relação ao envio e tome cuidado para não exagerar no envio de
mensagens.

O WhatsApp faz parte do dia a dia e receber muitas mensagens neste
canal pode irritar o consumidor.

E por outro lado fazer parte da rotina pode ser positivo se você segmentar
o seu público corretamente.

Você já utiliza esse canal em sua loja? Se ainda não utiliza, acredita que
pode ser um meio de contato eficiente?

Deixe nos comentários a sua opinião sobre esse tema e até o próximo post
do nosso portal.

Fonte: Portal Gestão de Clientes

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