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Como reduzir a rotatividade de colaboradores no supermercado?
A rotatividade – ou turnover, em inglês – aflige muitos administradores. Trata-se da
taxa de substituição dos funcionários: quanto mais alta, maior a rotatividade de
empregados. Quando os funcionários vão embora — seja porque foram demitidos
ou por escolha própria — sua ausência deixa um gargalo. E gargalos causam grandes
prejuízos para os varejistas. Enquanto um novo funcionário não chega, o resto da
equipe tem que trabalhar mais. Custa caro identificar, contratar e treinar o
substituto. Além disso, leva tempo até que o novo colaborador adquira o mesmo
ritmo que o antigo funcionário tinha.
Neste artigo você vai entender melhor o que é o turnover e quais os prejuízos que
ele proporciona para as empresas. Em seguida, vai conhecer as principais causas do
turnover. Finalmente, vai aprender sobre técnicas para reduzir esse problema.
Confira!
O que é turnover?
No setor de recursos humanos, a taxa de turnover é a porcentagem de funcionários
que deixam uma empresa ao longo de determinado período de tempo (como um
trimestre ou um ano). Isso vale para quem pediu demissão, foi demitido e até se
aposentou. Normalmente, a taxa não leva em conta movimentações internas, como
promoções e transferências.
Para calcular o turnover, identifique o número de funcionários no começo (C) e fim
(F) do período (por exemplo: um mês). Vamos chamar a diferença de S.
O número médio de funcionários é dado pela soma entre C e F, dividida por
dois: (C+F)/2.
Divida S por essa média e multiplique o resultado por 100 para ter sua taxa de
turnover em porcentual:
Turnover em % = (S/(C+F)/2) x 100
Impactos negativos de alta de taxa de turnover
Elevados custos trabalhistas com a demissão do antigo funcionário e
contratação do novo;
Queda da motivação no ambiente de trabalho entre os funcionários que
permanecem;
Queda na qualidade dos serviços prestados aos clientes;
Menor retorno sobre o investimento nos funcionários;
Perda de produtividade e desempenho.
Quais as principais causas do turnover?
Proposta da concorrência
Mesmo quando a taxa de desemprego é alta, o mercado de trabalho permanece
competitivo. Seus funcionários podem escolher trabalhar em um lugar que paga
melhor, é melhor gerenciado, oferece incentivos para a carreira ou simplesmente é
mais perto de casa. Como administrador é necessário ficar atento para descobrir se
parte dos seus funcionários estão migrando para uma mesma oportunidade e o
porquê.
Trabalho exaustivo
É ótimo para os sócios quando os empregados dão o melhor de si e o trabalho
rende, mas ninguém aguenta rotinas cansativas por muito tempo. Pessoas não são
máquinas e não podem sustentar jornadas árduas de forma consistente. Se a
gerência cobra resultados de forma não-realista, os funcionários logo vão se sentir
frustrados e incapazes de atender às expectativas. Além disso, ficarão fisicamente
cansados. Logo, vão começar a se atrasar e a faltar ao emprego com mais
frequência, o que termina em demissão, seja ou não voluntária.
Falta de incentivo
Ninguém quer trabalhar duro para que outra pessoa receba o prêmio. Todo mundo
deve ser incluído no processo de motivação e incentivos. Em muitos locais de
trabalho, recompensas são oferecidas apenas no nível da gerência (e, às vezes, nem
isso). O resultado é que os funcionários percebem que, se ficarem no mesmo
emprego, estarão daqui a alguns anos na mesma posição. Então pulam do barco em
busca de coisa melhor.
Cultura de fazer, não pensar
Mesmo nos empregos de salários mais baixos existe muita gente inteligente que
pode entender melhor sobre a atividade do que os gerentes. Eles podem ter ideias
para tornar um processo mais rápido, barato ou agradável. Infelizmente, em muitos
locais de trabalho é comum a atitude do “você é pago para fazer e não para pensar”.
O resultado é que o funcionário fica desencorajado a dar seu melhor para a empresa
e acaba também desmotivando os colegas.
Contratar as pessoas erradas
É preciso motivação para manter as prateleiras cheias, o ambiente limpo, os
produtos frescos, os cartazes no lugar e aguentar uma rotina intensa. Finalmente, é
preciso trato para atender a clientes. Selecionar o pessoal certo é fundamental;
quem não tem o perfil, logo vai embora.
Como reduzir o turnover?
Melhorar o processo seletivo
A melhor forma de corrigir um problema é evitá-lo. Vale a pena investir mais tempo
e dinheiro no processo de contratação se isso significar um funcionário que trabalhe
melhor, renda mais e fique mais tempo na empresa. Um dos elementos mais
importantes é verificar como o candidato conversa e atende as pessoas.
Criar uma política de benefícios competitiva
Quando os empregos são muito semelhantes, a tendência é trocar com facilidade,
às vezes por um motivo simples, como um local mais perto de casa. Para atrair e
manter bons funcionários, você precisa de uma política de benefícios. Um bom
plano de saúde, por exemplo, reduz o turnover em supermercado e pode servir para
recrutar funcionários mais apegados à família.
Estabelecer uma jornada de trabalho flexível
Horários rígidos não se encaixam no cotidiano das pessoas, em especial nos dias de
hoje, com famílias menores e maior número de compromissos. Um banco de horas
e outras oportunidades de flexibilidade, como home office, significam que seu
funcionário passa menos tempo dentro do trabalho com a cabeça em outros
problemas.
Trabalhar continuamente o motivacional da equipe
Seus clientes podem até estar continuamente interessados nos seus produtos, mas
os funcionários podem ficar aborrecidos quando precisam fazer todo dia a mesma
coisa. Uma quebra de rotina pode ser interessante. São várias possibilidades, de
decorar a loja em época de festa junina a estabelecer metas ambiciosas atreladas a
recompensas, como um bônus em dinheiro ou uma viagem.
O turnover é inevitável, já que funcionários vêm e vão. Contudo, quando você tem
que demitir ou os colaboradores pedem demissão com muita frequência, é sinal de
que algo está errado com a administração. Aproveite a oportunidade e entreviste
quem deixa sua empresa para tentar descobrir as causas. Gerenciar e motivar seus
funcionários é fundamental para que o negócio opere bem.
Fonte: Pricefy