FCDL Notícias

Como retornar as atividades do comércio de forma segura?

Higienização de mesas e sanitários é imprescindível no combate ao Covid-19

Muitas cidades já estão aderindo à retomada parcial das atividades nos shoppings e comércios, mas para que isso aconteça de forma segura é preciso adotar medidas preventivas de limpeza para combater o Covid-19. O gerente de operações em limpeza do Grupo Albatroz, Geraldson Pinheiro, falou sobre alguns fatores de atenção.

Shopping

Um dos pontos principais é traçar a rota de limpeza conforme o funcionamento do shopping. Com a flexibilização, a maioria dos shoppings estão trabalhando em escalas diferenciadas. Por isso é importante entender qual é o horário de pico em cada região.

Os pontos de atenção são as entradas, praças de alimentação e banheiros, onde é preciso redobrar os cuidados na hora de fazer a limpeza, o recomendável é disponibilizar uma equipe de plantão para o ambiente até diminuir o movimento de pessoas.

Para garantir a limpeza dos sanitários, é realizado um conjunto de processos com ações germicida, bactericida e desinfecção, já durante o dia os profissionais realizam a manutenção e removem a umidade do local. Vale lembrar que após o shopping encerrar as atividades, uma equipe faz a limpeza pesada dos espaços com produtos e equipamentos específicos para pisos, higienização e restauração do brilho das superfícies metálicas e vidros.

Comércio

A recomendação de limpeza é semelhante ao shopping. Mas tudo depende do tipo de comércio. Em restaurantes, a atenção precisa ser intensificada principalmente nas mesas e em lugares de maior circulação de clientes.

Já no supermercado, os pontos de maior atenção são as entradas, sanitários e o setor de bebidas. O processo de higienização começa logo na chegada, ao entrar no local, o cliente passa por um tapete tratado com ácido hipocloroso, que tem a finalidade de eliminar totalmente a presença do vírus que houver na sola do sapato.

Depois o cliente passa por um procedimento de higienização das mãos. Para garantir ainda mais a proteção, a limpeza dos carrinhos é feita antes da pessoa entrar no estabelecimento. No banheiro a limpeza é realizada no máximo a cada meia hora. Ao passar no caixa, os balcões e máquinas de cartão também são limpos a cada novo cliente. No período noturno, após o término das atividades ocorre uma lavagem pesada e desinfecção em toda a área interna.

É importante ressaltar que a higienização em shoppings e comércios deve ser realizada por profissionais de limpeza no mínimo oito vezes ao dia, com um intervalo máximo de uma hora. Caso o ambiente seja pequeno ou com volume baixo de pessoas, o indicado é pelo menos três vezes.

 

Fonte: Revista Varejo Brasil

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais