FCDL Notícias

Comportamento do líder e sua saúde influenciam no sucesso profissional

Ser um líder de alto impacto é, sem dúvida, a busca de milhares de pessoas que tem responsabilidade pela condução de equipes em suas rotinas de trabalho. Mas o que o médico e máster coaching, Tiago Yalcon, vem apresentando é uma nova abordagem para líderes e coachs e também uma quebra de paradigma. Ele apresenta a junção da parte comportamental e fisiológica para orientar a formação de um líder integral.

Na prática, o comportamento do líder e sua saúde devem estar correlacionados, porque a grande busca das pessoas é aumentar suas competências em liderança e paralelamente ter mais longevidade. Mas porque este acaba sendo um grande desafio para os líderes da atualidade? Segundo Yalcon, que é diretor da escola Coaching Express da Organização Condor Blanco Internacional, o primeiro ponto está ligado ao fato de que os líderes estudam e se capacitam somente na parte técnica.

“Quando a pessoa entra no mundo como empresário, gestor, faltam habilidades comportamentais para ele. A gente é educado pela universidade para ser um técnico, não foi capacitado para empreender, abrir o próprio negócio. Muitos não tiveram gestão financeira, liderança, e claro, estamos falando de capacidades que estão no hemisfério direito do cérebro, a inteligência emocional, e não só isso, quando uma pessoa é promovida sem a devida capacitação em competência, ela vai chegar ao estresse”, explica.

Nas suas palestras, Yalcon ensina que a solução para isso, primeiro, é desenvolver competências comportamentais que não aprendemos no colégio, universidade, desde a empatia, escuta, autocontrole emocional e capacidade de estar centrado. Depois vem as ferramentas. “Meditação é uma ferramenta fundamental para a produtividade, para o centramento do líder”, informa o médico e máster coaching.

O duelo entre o otimismo e o pessimismo

Diferente do conceito de autoajuda, a busca pelas competências de um líder integral passa pela mudança de hábito. “Quando a pessoa tem interpretação negativa diante de um relato, por falta de competências comportamentais, é muito comum ela falar que não dá pra fazer isso, que não consegue, reage negativamente, não quer sair da zona de conforto. Quando a pessoa está no nível de reclamação, o que acontece no organismo dela? Ela libera o cortisol, hormônio para o estresse. Aí na situação seguinte, tudo começa a dar errado, porque, continua liberando o cortisol”, diz Yalcon.

O treinamento comportamental, neste momento da adversidade, tem de mudar a interpretação, lá no início da cascata, na hora do pensamento. De acordo com Yalcon, quando vem o problema, é preciso mudar o pensamento, por meio de ferramentas. Uma delas, segundo ele, é a respiração. “Com a respiração alongada, e a expiração ainda mais alongada, ativo o sistema parassimpático, o nervo vago, e a pessoa fica mais relaxada. Isso é científico”, explica.

O cliente desmarca, não quer o produto, como transformar isso em oportunidade? Yalcon ensina: “Liga para ele, pede um feedback. Comece a criar soluções, em vez de reclamar, agradeça. Se eu agradeço, libero endorfina, baixo a frequência cardíaca, a pressão arterial e vai mais sangue para o cérebro. Assim tenho mais criatividade e foco na solução. É fisiológico, científico, não é questão de pensar positivo e ver o mundo cor de rosa, é questão de saúde, ciência. Quando a gente fala de treinamento, comportamento, que é o coaching, é preciso entender a parte fisiológica, ser inteligente é usar a fisiologia em nosso favor”, reforça Yalcon.

Para que as pessoas possam entender esse mecanismo, o Condor Blanco dá a teoria e pequenas ferramentas para utilização no dia a dia. Segundo Yalcon, que participará nos dias 11 e 12 de novembro, em Goiânia, do II Congresso Internacional de Gestão Integral em Liderança e Coaching, é possível conseguir em três respirações, por exemplo, mudar sua frequência cardíaca. “É coisa prática. Não estamos falando de algo presente em qualquer filosofia de vida ou crença religiosa. É ciência, serve para tudo. É algo para a pessoa buscar o crescimento pessoal com ferramentas de saúde e produtividade.


Fonte: Portal Newtrade

FCDL Notícias
  • Black Friday: 5 formas de usar o pós-venda para fidelizar o consumidor

    Continue lendo Clique e leia
  • Lojas Renner celebra nova coleção com campanha produzida pela Suno Paim

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco primeiros passos do empreendedor digital

    Continue lendo Clique e leia
  • E-commerce: Atual, versátil e potente

    Continue lendo Clique e leia
  • Como a neurociência ajuda a ser um empreendedor melhor

    Continue lendo Clique e leia
  • É necessário mais do que a omnicanalidade para atender o cliente

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais