FCDL Notícias

Confira 14 dicas para o empreendedor prosperar neste ano

A crise econômica no Brasil tem afetado diretamente muitas empresas nos mais diversos segmentos de atuação. Mesmo diante da insegurança econômica o mercado tem se mostrado mais otimista, atento às mudanças e às novas oportunidades. Os brasileiros estão se mostrando cada vez mais criativos e inovadores. E já é possível observar muita iniciativa e motivação para dar a volta por cima.
“As pessoas estão se reinventando e descobrindo novas oportunidades de negócio, mesmo o inicio do ano sendo sempre um período mais delicado para profissionais autônomos.” Comenta Ligia Costa, Consultora e Coach Especialista em planejamento estratégico, marketing e business da Thank God it’s Today.
Os pequenos empresários/autônomos sofrem nesse início de ano pois seus produtos e serviços acabam sendo trocados por presentes e gastos como, festas, viagens, férias, dentre outros.
Ligia deixa 14 dicas para o micro empreendedor ter coragem, superar o início do ano e prosperar em 2017. Confira cada uma delas:

 

1- Desenvolva um modelo mental de liderança. Seja positivo, transparente, inspire-se, trabalhe seu autoconhecimento e mantenha suas atividades físicas em dia. Estas dicas vão ajudá-lo a ter/gerar a energia necessária para os dias mais difíceis.

2-Não deixe que pequenos obstáculos te paralisem. É hora de agir no presente, planejando o futuro, sem ficar perdendo tempo com fofocas, com pessoas invejosas ou assuntos que atrapalham o desempenho do seu negócio.

3- Calcule os riscos. Invista em inovação, criatividade, qualidade em prestação de serviço, mas não invista dinheiro sem que você já tenha um contrato ou um faturamento estável para pagar a dívida futura.

4- Escute seus funcionários, parceiros, clientes, faça pesquisas de mercado e escute toda a cadeia que impacta diretamente no seu negócio. Escute suas dificuldades, suas dores, suas necessidades imediatas e antecipe-se na excelência de prestação de serviço.

5-Reduza gastos invisíveis, como por exemplo custos relacionados a gasolina, cafés, material de escritório, é hora de olhar todos os possíveis custos que nem lembramos que existem.

6-Crie novos parceiros de negócios e pense em uma nova economia colaborativa. Utilize-se da tecnologia e de plataformas que possam ajudar você a fazer a gestão do seu negócio de forma estruturada e sem aumentar o seu custo fixo.

7-Esteja aberto a financiamentos coletivos, a redes de consultoria colaborativas, a softwares de gestão, a terceirizar serviços, entenda que os modelos de negócio mudaram e a tecnologia está ai para otimizar seus processos.

8-Planeje seu ano de forma adequada para aguentar as sazonalidades do mercado, entenda os meses que possuem quedas de venda e crie antecipadamente ofertas e promoções para evitar uma queda muito brusca de receita nesse período.

9- Entenda os riscos e os momentos que o seu negócio considerando os desafios atuais da economia e inflação do Brasil do ano de 2017. Este é um fato, antecipe suas necessidades para que você não seja surpreendido.

10-Converse com o seu melhor cliente e veja como você pode oferecer serviços ou produtos ainda melhores. Quais as necessidades futuras dele e antecipe-se.

11-Posicione-se com marca, identidade visual, marketing para gerar empatia e afinidade com o seu público ideal.

12-Lembre-se, não existe mais B2B (business to business) ou B2C (business to consumer), hoje falamos de H2H (human to human). Quanto maior for sua habilidade de conhecer o seu cliente, melhor será a sua oferta para atendê-lo.

13-Planeje-se, não vai faturar aquilo que você esperava, pense em maneiras criativas para superar esse período. Trabalhar dentro de uma realidade é o que faz o seu planejamento ser sustentável a médio e longo prazo.

14- Analise seus concorrentes, o mercado e casos de sucesso, mesmo que de segmentos diferentes do seu. É ótimo para ideias.

“Pense coletivamente, como ser um líder que inspira e como todo os dias você pode cada vez mais impactar a sua comunidade. Muitas vezes a satisfação não virá apenas no retorno financeiro do seu negócio, mas também no impacto e na transformação que você gera ao seu redor. Um trabalho em 2017 cheio de planejamento, foco e produtividade, compreendendo que o conceito de sucesso e de lucro podem mudar.” Completa Ligia Costa.

 

Fonte: Portal Newtrade

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais