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Confira dicas para o varejo se aproximar do consumidor
Checklist mostra os cinco fatores de sucesso para os varejistas nos próximos três anos.
Comodidade, bom atendimento e agilidade. Esses três fatores serão determinantes para a decisão de compra do consumidor nos próximos anos. Esta é a conclusão de uma pesquisa feita pelo Grupo Croma com três mil pessoas em todo o país. Para o varejo se aproximar desse novo consumidor, tem que investir em tecnologia. Confira a checklist:
– Colocar novas formas de pagamento além do cartão de crédito, como QR code e biometria.
– O cliente terá opção de pagar direto no celular, sem passar pelo caixa.
– Vendedores serão mais consultores de compra.
– Investir mais no modelo de experiência de lojas física e online integradas.
– Integrar todos canais de venda: app, site, atendimento telefônico e WhatsApp.
Confira abaixo mais detalhes do estudo do Grupo Croma sobre os cinco fatores de sucesso para os varejistas nos próximos três anos:
1 – Além do plástico: 49% dos shoppers pretendem utilizar muito novas formas de pagamento, dispensando o uso de cartões ou dinheiro físico. A revolução trazida pela mobilidade, fintechs, biometria e por empresas como Google passam a fazer parte da pauta de inovação que impactará desde empreendedores autônomos até grandes redes. Como 60,4% dos brasileiros realizarão compras utilizando tecnologias de autoatendimento, o self-checkout está também inserido nesse contexto.
2 – Servimos bem para servir sempre: o que vai influenciar a compra são comodidade, tempo e atendimento. O papel os vendedores tende a ser dramaticamente afetado e, nesse sentido, especialistas e técnicos tendem a ocupar posições estratégicas na venda consultiva, inclusive finalizando vendas por dispositivos móveis, sem a necessidade do tradicional checkout.
3 – Líderes do varejo e de tecnologia: o omnichanel, quando comparado a uma expansão física, é uma forma barata de ampliar negócios e está 100% pautado em experiências. Impulsionado pelo desejo de independência do shopper, o varejo precisará investir em integração de canais, logística e estoques compartilhados, personalização de layout de lojas, inteligência artificial, big data e tecnologias que promovam a melhor experimentação de produtos em qualquer ponto de contato.
4 – Não é só o front-end: 69% dos brasileiros acreditam que a tecnologia vai tornar a experiência de compra mais cômoda e personalizada. No entanto, essa premissa é válida desde que haja estratégia de integração de canais e recursos. Caso contrário, apps, sites e demais recursos serão insuficientes para sustentar uma real transformação, gerando frustração, má avaliação dos pilotos e desperdício de investimentos por conta de iniciativas isoladas.
5 – Shopper, shopper, shopper: 50% da população global estará conectada até 2020, o que justifica o foco no entendimento das jornadas de compra atreladas à tecnologia. O varejo brasileiro, ainda hoje, continua sendo bastante orientado às ocasiões de consumo. Contudo, há muitas possibilidades inexploradas de ativações, no trade, para diferentes ocasiões de compra. Com a tecnologia é possível integrar os canais físico e digital para proporcionar experiências de compra personalizadas. Essa integração promoverá, ao contrário do que muitos pensam, diminuição de custos, aumento do ticket, fidelização e retenção de clientes.
Fonte: G1