FCDL Notícias
Conheça 14 pontos fortes das empresas familiares brasileiras
Quais são os pontos fortes das empresas familiares brasileiras? A KPMG fez um levantamento com esses empresários e listou o que eles têm de melhor. Elas ocupam uma parcela importante da economia do País. A solidificação de grupos empresariais que adotam esse modelo de gestão atrai a atenção de investidores do mundo inteiro devido aos seus pontos fortes.
Levantamento feito pela KPMG com 181 empresas de 15 estados diferentes e do Distrito Federal mapeou as principais características desse modelo de gestão, tendo como base a visão dos próprios empresários.
A maioria das empresas entrevistadas pela KPMG tem entre 21 e 40 anos de existência e com faturamento anual entre R$ 100 a 499 milhões. A seguir, confira quais pontos as empresas familiares consideram fortes em seu modelo de gestão:
– Marca forte ou presença de mercado (54%);
– Tomada de decisões rápida e flexível (52%);
– Atendimento ao cliente (46%);
– Valores e cultura compartilhados (22%);
– Capacitação técnica (20%);
– Visão de longo prazo (20%);
– Foco no core business (15%);
– Preços competitivos (15%);
– Robustez financeira e facilidade no acesso ao capital (14%);
– O fato de ser uma empresa privada (12%);
– Design, qualidade ou diversidade de produtos (11%);
– Tamanho da empresa (11%);
– Atração e retenção de talentos (4%);
– Marketing assertivo/agressivo (2%).
Fonte: Portal No Varejo