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Conheça as startups que estão transformando o varejo

O nome pode não ser muito conhecido, mas com certeza você já deparou com
alguma tecnologia numa grande loja que foi desenvolvida por algumas dessas
empresas. São as retail techs, startups que utilizam tecnologia para criar soluções
para estabelecimentos do comércio.

Elas são parte fundamental do Varejo 4.0, conceito da nova era do varejo, marcada
pela convergência entre o varejo tradicional e o digital. A ideia é unir os pontos
fortes da loja física com as novidades virtuais que acompanham (e fomentam) as
tendências de consumo.

Operam no país 293 retail techs –num universo de mais de 11 mil startups nacionais.
Elas foram mapeadas no estudo Liga Insights Retail, realizado pela Liga Ventures,
aceleradora corporativa especializada em gerar negócios entre startups e grandes
empresas.

O levantamento dividiu as retail techs em 13 categorias de atuação. Dessas startups,
14,4% desenvolvem sistema de gestão de lojas e estoque; 13,7% são fintechs com
foco no varejo; 12,4% são voltadas a marketing e CRM e 12% têm soluções de
fidelização, recomendação e cashback. Há ainda outras categorias, como logística,
IoT, Big Data, Analytics e Inteligência Artificial.

De acordo com Raphael Augusto, head do Liga Insights, a junção entre o On e o Off
traz uma série de benefícios, não somente para o consumidor final, mas também
para os executivos e empreendedores do varejo.

O ganho se dá principalmente em maior eficiência em gestão, modernização de
processos, melhora na experiência do consumidor e mais inteligência para tomada
de decisão. “Essas startups e tecnologias vêm evoluindo e percorrendo uma meta
importante: a adaptabilidade e flexibilidade das suas soluções nos diversos cenários
no Brasi”, afirma Augusto.

Geolocalização
A In Loco é uma startup que oferece uma plataforma baseada em localização e
tecnologia indoor, que funciona como um GPS, mas com mais precisão e voltado
para lugares fechados. A empresa capta dados e métricas do mundo físico, de
acordo com a localização do smartphone do consumidor, que permanece anônimo.
Dessa forma, saber onde o consumidor circula é tão valioso como descobrir quais
sites, fluxo de navegação e páginas que ele acessa no mundo online.

Com base na tecnologia, a empresa criou um sistema de publicidade para entregar a
mensagem correta na melhor hora: como um anúncio de uma promoção de um
restaurante japonês para um cliente que costuma frequentar restaurantes de
culinária asiática, no momento em que ele está passando na frente de uma
temakeria dentro de um shopping center. Atualmente, a In Loco atende empresas
como O Boticário, Coca-Cola e Pizza Hut.

Chatbots
De acordo com um estudo global da Gartner, em 2020, 25% das operações de
atendimento ao consumidor serão feitas por chatbots. Eram apenas 2% em 2017. A
startup paulista Fred oferece um sistema digital para que o lojista crie de forma
rápida e intuitiva um robô de atendimento. A ferramenta é pré-moldada, o que
permite criar fluxos de conversa visualmente, sem a necessidade de programação.
O objetivo, por meio de integrações com os sistemas da loja, é automatizar
interações da pré-venda ao pagamento. O chatbot pode ser integrado com as contas
da loja no Facebook e WhatsApp.

Visual merchandising
A Eloopz é focada em digitalizar vitrines de lojas. Uma das soluções é um tabloide
digital voltado para farmácias e supermercados. Por meio de telas touch screen de
até 49 polegadas posicionadas na entrada da loja, é possível criar uma sequência de
anúncios de produtos.

A solução pode ir além ao trabalhar junto com os sistemas de CRM da loja. Por meio
do CPF do consumidor, é possível analisar seu perfil de transações e exibir na tela
ofertas personalizadas.

A ideia é trazer a lista de produtos recomendados do e-commerce para o ponto de
venda físico. A Eloopz tem entre os clientes a Raia Drogasil e The Beauty Box.

Ominichanel
De acordo com o uma pesquisa da IDC Retail Insigths, o consumidor omnichannel
gasta até 40% a mais e é mais engajado com a marca comparado àqueles compram
por apenas um canal. A startup Neomode oferece um sistema para integrar as lojas
virtuais e o estoque de lojas fpisicas, fazendo com que a rede de varejo atue como
pequenos centros de distribuição. Isso permite, por exemplo, que a marca ofereça
serviços como Compre no Site e Retire na Loja (Click&Collect). A tecnologia também
evita erros de diferença de preços entre a loja virtual e física, o que não existe no
varejo omnichannel.

A Neomode também oferece implementa outros canais de venda, como um
aplicativo de e-commerce e shopbots – robôs de atendimento que fecham vendas.
Fundada em 2016, em São Paulo, a startup possui clientes como Ri Happy, Onofre e
O Boticário.

Logística
No mundo da logística, é chamado de last mile o percurso do centro de distribuição
até o destino final. Esse trajeto possui um alto nível de complexidade e riscos de
ineficiência na entrega. Segundo dados da empresa americana Honeywell, que
desenvolve sistemas de engenharia, o last mile é responsável por 53% dos custos de
entrega.

Melhorar a eficiência desse percurso é a missão da startup Uello, especializada em
entregas urbanas com foco em pequenas e médias empresas. A empresa
desenvolveu um sistema que utiliza espaços ociosos em armazéns de terceiros para
preparar e distribuir produtos de outras empresas.

Além disso, a Uello conta com uma rede de entregadores autônomos, que são
escolhidos previamente de acordo com a localização dos automóveis e a rota de
retirada e entrega de produtos. Todo o percurso é monitorado em tempo real.

Fonte: Diário do Comércio e Indústria

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