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Conheça formatos de sucesso que se tornam franquias

Encontrar produtos frescos e orgânicos é um desafio para quem quer seguir um estilo de vida saudável. A tarefa é ainda mais complexa quando se está fora das metrópoles. Foi o que aconteceu com Leila Oda, diretora e fundadora da Terra Madre. Depois do falecimento de dois parentes próximos, Leila decidiu mudar seu estilo de vida. Há 25 anos, ela cortou o consumo de alimentos processados e frituras, por exemplo.

Em 2014, vendo a dificuldade de outros consumidores em encontrar alimentos saudáveis e orgânicos, ela resolveu abrir uma empresa especializada em Goiânia. O empório, focado em produtos saudáveis, atende desde os consumidores que querem emagrecer até quem tem alergias ou intolerância a algum alimento.

No mix de mais de 2500 itens, chama a atenção o diferencial da marca: uma feirinha dentro da loja. “A ideia da feirinha é, também, promover ao cliente a ideia de reviver o ato, muito comum entre nossos pais e avós, de irem até a feira para comprar os alimentos”, diz Leila. A feirinha é responsável por 10% do faturamento das lojas.

Segundo Hugo Cezar, gerente comercial da empresa, cada loja tem produtos específicos. “Respeitamos a sazonalidade e a localização para escolher os produtos, colocando sempre alimentos da época”, diz. Além disso, todos os fornecedores passam por um processo de verificação dos produtos. “Escolhemos empresas que tenham o selo federal de orgânico e, mesmo assim, fazemos uma visita para retirar uma amostra e conferir se é mesmo orgânico”, diz Cezar.

Desde a concepção do negócio, a empreendedora pensava no modelo de franquias como uma forma de expansão. Neste ano, a marca participou pela primeira vez da ABF Franchising Expo, feira de franquias em São Paulo. “Hoje, temos duas unidades abertas e outras seis em processo de implementação”, diz. A meta é chegar a 20 unidades. Para isso, a marca deve investir R$ 4,8 milhões neste ano.

Para abrir uma franquia, é preciso um espaço mínimo de 70 metros quadrados e investimento inicial de R$ 190 mil. A prioridade da empresa é se instalar nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. O faturamento médio mensal é estimado em R$ 100 mil, com retorno do investimento entre 24 e 36 meses.

Fonte: Portal Gouvêa de Souza

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