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Conheça o segredo da Rappi, sucesso no ramo de entregas

A tecnologia tem invadido a vida das pessoas de maneira tão voraz que,
provavelmente, o sujeito que usava internet discada nos anos 1990 nunca tenha
imaginado um cenário como o de hoje em dia. Pagar contas, arrumar um encontro
amoroso, pedir comida, conseguir um goleiro para completar o time do futebol com
a galera (por que não?), enfim, os desejos mais aleatórios podem ser resolvidos com
praticamente um clique. Não é à toa que a história de sucesso da Rappi chamou
tanto a atenção dos participantes da 10ª edição do Fórum E-Commerce Brasil.

Fernando Vilela, head de Growth da empresa, contou na palestra “Rappi: Business
Case” a história de sucesso da startup, fundada na Colômbia, em 2015, e que hoje
está presente em sete países da América Latina: Brasil, Peru, Chile, Uruguai,
Colômbia, México e Argentina.

Os números relacionados à companhia são grandiosos. Mais de três mil
funcionários, US$ 1,7 bilhão em investimentos (R$ 6,41 bilhões), cem mil
entregadores, 80 mil parceiros, 9,3 milhões de usuários ativos e 40 cidades.

O negócio tem se mostrado tão promissor que a Rappi recebeu um investimento de
US$ 1 bilhão do fundo Softbank, o que fez com que o valor da empresa
ultrapassasse os US$ 3 bilhões. Só no Brasil, a companhia tem crescido cerca de 30%
ao mês. “Nosso sonho é ser o maior player digital da América Latina”, salientou
Vilela.

Vilela explicou que o marketplace da empresa é focado em quatro players: usuários
(consumidores), Rappis (como são chamados os entregadores da empresa),
parceiros (supermercados e restaurantes, por exemplo) e marcas.

Segundo ele, o diferencial da companhia está em sua proposta de valor que inclui o
fato de ser um app para os mais diversos tipos de serviços, incluindo entregas 24
horas diariamente, sete dias por semana e cobrar os mesmos preços que as lojas
com as quais tem parceria.

Atraindo mais público
A prioridade da Rappi hoje é trazer novos usuários para sua base de clientes de
qualidade – aqueles que são fiéis à marca. Dessa forma, usam critérios para avaliar
qual o melhor canal de abordagem desse público. “Qual o custo de trazer o usuário?
O tempo que ele fica? E quanto ele consome? Essas são algumas das perguntas que
temos que responder”, exemplificou Vilela.

Google, Facebook, Instagram e Twitter estão entre as principais apostas da empresa
na prospecção de novos clientes. Porém, o maior investimento para a expansão da
marca é feito por meio de influenciadores digitais e referral.

A empresa também não perde a oportunidade de expor a marca laranja com um
grande bigode, como fez na última Copa São Paulo de Futebol Júnior, por exemplo,
na qual, além de distribuir bonés ao público do estádio, colocou um entregador em
campo para levar a bola que seria usada na final ao juiz.

Uma grande diferenciação da marca é pensar na personalização do serviço. Vilela
contou que “a maioria dos serviços oferecidos nasceu do botão ‘Qualquer Coisa’”.

Quando o usuário pede algo por ali, eles estudam a viabilidade e acrescentam ao
menu a ideia, algumas delas bem diferentes, como acompanhar clientes à
endoscopia, entregar trabalho na faculdade e subir para assinar a lista de presença
ou, ainda, ser o goleiro que faltava para completar o time.

O especialista finalizou a apresentação com algumas dicas que considera
fundamentais na trajetória bem-sucedida da Rappi até aqui:

Problemas geram negócios;

Marketing é muito mais que um logo ou branding puro hoje em dia;

Muito foco no digital;

Nunca perca oportunidades e

Escute os anseios de seus clientes. “O importante é sempre estar atento”, concluiu.

Fonte: Newtrade

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